30 de abr. de 2010

PONTUALIDADE

ABRAHAM SHAPIRO

Atrasar-se para compromissos sociais ou de negócios é um problema sério de comportamento. Não se trata apenas da má interpretação que isto suscita por parte dos que chegam pontualmente e ficam esperando pelo retardatário. É um sinal de falta de responsabilidade e  de ausência de planejamento pessoal.

É claro que eventualidades podem ocorrer, assim como contatempos. Mas sobretudo, uma das maiores provas de consideração que se pode dar a alguém com quem se tenha um compromisso marcado é a obediência rigorosa à agenda.

Infelizmente, algumas pessoas têm consigo a falsa crença  de que atrasar-se um pouco é sinônimo de que elas são importantes ou têm mais poder que os demais. Isto é mau. Está errado. As grandes pessoas fazem de tudo, se esforçam, para demonstrar respeito aos seus compromissos.

Observe o que aconteceu em um evento social numa pequena cidade do interior. No jantar de despedida, depois de 25 anos de trabalho à frente da paróquia, o padre faz o seu discurso, declarando aos fiéis:

- "A impressão inicial que tive desta paróquia não foi nada boa. Na primeira confissão que ouvi, por exemplo, a pessoa confessou ter roubado desde um aparelho de tv até dinheiro de seus próprios pais, desviou recursos da empresa onde trabalhava e, além de ter traído sua esposa inúmeras vezes, dedicou-se também ao tráfico de drogas. Fiquei assustadíssimo. Com o passar do tempo, entretanto, vi que tratava-se de uma paróquia cheia de gente responsável, com valores reais e comprometida com a fé".

De súbito e já bem atrasado, chega, então, o prefeito para compor a mesa das autoridades que prestavam a homenagem ao padre. Pedindo desculpas pela demora, solicitou a palavra e logo em seguida iniciou o seu discurso, dizendo:

- “Jamais esquecerei o dia em que o padre chegou à nossa paróquia. Aliás, como poderia? Afinal, eu tive a honra de ser o primeiro a se confessar com ele”. E virando-se ao padre, perguntou-lhe: “O senhor se lembra?”
Seguiu-se um silêncio embaraçoso.

MORAL DA HISTÓRIA: Faça todo o possível para não se atrasar. No entanto, caso algo aconteça que o force a isso, não se esqueça de uma regra fundamental: seja humilde e fique de boca calada!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473