22 de abr. de 2010

ELOGIO: FERRAMENTA PODEROSA NA GESTÃO DE PESSOAS

ABRAHAM SHAPIRO

Certa vez um sábio disse que toda conversa precisa ser sempre calma. Não se deve gritar nem berrar, mas  falar gentilmente com todas as pessoas. Qualquer julgamento deve ser favorável, baseado em elogios sinceros,  e que jamais mencione coisas ou situações que  sejam vergonhosas ou embaraçosas para a pessoa em questão.

Aqui está um lembrete: elogiar é bom, mesmo sendo uma prática um tanto perigosa. De fato, elogios exagerados  parecem mentira, e deixam dúvidas.

Um elogio eficaz deve ser breve, sincero, específico, positivo e prático.  O que passar disso é  adulação. Ninguém gosta. Nem político interesseiro.

Se você conhece Mary Kay Ash sabe que ela é a fundadora da Mary Kay Corporation, uma empresa importante no  segmento de cuidados com a pele e maquiagem dos Estados Unidos. Ela disse que "Existem apenas duas coisas que as pessoas querem mais do que sexo e dinheiro. Elas são: reconhecimento e elogios".

Se  pensar bem, você chegará à mesma conclusão que ela. Experimente investir trinta segundos a expressar um reconhecimento espontâneo e real a alguém  na empresa, entre os amigos ou  familiares. Você irá  usufruir de um prazer maravilhoso. E fará o mesmo por quem você o dirigiu.  Aja e depois observe.

Um simples reconhecimento, quando cabível e possível, é tão fácil e  barato que simplesmente não há justificativa para não fazê-lo, a não ser indiferença ou grosseria.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473