13 de abr. de 2010

O PENSAMENTO FINANCEIRO ABUNDANTE IX - IDENTIDADE PRÓPRIA

ABRAHAM SHAPIRO

Não é de repente que se conquista uma identidade autêntica e livre, extraída de altos recursos do valor pessoal. Não acontece por encanto ou magia. Exige tempo e esforço.

Nós todos vivemos “n” experiências a cada dia. Interpretamos estas experiências e atribuímos a cada uma o seu devido valor segundo critérios que elegemos e determinamos para isso. Algumas têm valor positivo. Outras, negativo.

Quando nos vemos frente à necessidade de tomar uma decisão, fazemos uma busca no nosso arquivo mental de experiências - parecida com o google. Então, podemos selecionar entre as negativas e as positivas aquela que iremos usar como inspiração ou modelo. Uma das possibilidades, por exemplo, é escolher experiências negativas e descartar as positivas.

É claro que o fato de armazenarmos as ocorrências negativas da vida tem a ver com autodefesa e proteção. Ninguém, sendo normal, deseja errar duas vezes. Porém, habituar-se à escolha do negativo em detrimento da coleção de resultados positivos que conseguimos obter, pode ser nocivo e contraproducente. É preciso pesar as experiências selecionadas para conseguir um balanço equilibrado.

Assim, quando absorvemos todos os efeitos positivos de uma experiência e não nos fixamos apenas nos negativos, começamos a isolar as probabilidades de sentimentos de culpa e medo causados pelos erros cometidos anteriormente. Isto ajuda no processo decisório com que nos defrontamos a cada momento.

Livre-se de olhar só para os aspectos negativos das situações. Eles podem ser paralisantes. Apegue-se aos positivos, que são úteis e motivadores. Esta mudança de perspectiva é que mais desenvolve o sentimento de autorespeito e, como consequência, uma identidade forte e convicta do ser.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473