9 de abr. de 2010

O PENSAMENTO FINANCEIRO ABUNDANTE VII - NÃO SE COMPARE

ABRAHAM SHAPIRO

Seu colega de faculdade está ganhando muito dinheiro. Começou com uma pequena fábrica e foi crescendo aos poucos. Agora está muito bem. Comprou apartamento espaçoso, tem aquele carro caríssimo, passa as férias no exterior, frequenta um spa urbano cheio de coisas glamorosas - para quem pode pagar, é lógico.

Você ainda se recorda de que ele era “duro” nos velhos tempos. Pedia dinheiro emprestado e você o ajudou. Foi até difícil receber. Naquela época era você que estava por cima. Hoje a situação mudou. Você vê este colega brilhando, ficando rico, e isso lhe dá uma pontada no peito. Por que você não consegue nem de longe o mesmo sucesso?

Parece que o simples fato de saber que alguém está melhor que você, e ainda por cima uma pessoa próxima, só piora tudo. Se você já sentia insatisfação, agora chega perto do desespero.

Quando se pensa em prosperidade, é útil entender que ela é um recurso que flui através de nós. É preciso ter ideias de abundância. Logo que entendemos isso, começamos a identificar o fato de que somos nós mesmos que escolhemos como lidar com este recurso.

Mas para isso, o princípio é não comprar-se a ninguém. Comparar-se corresponde a fazer um julgamento entre você e o outro e a definir a sua identidade e valor próprio a partir de um elemento externo, incomparável a você.

Independentemente da intenção positiva por trás de uma comparação com outras pessoas, isso quase nunca é bom. Aconselhável em vez disso é conhecer suas potencialidades inatas e trilhar o próprio caminho, enfrentando os seus obstáculos e sabendo que as possibilidades estão abertas para todos - inclusive para você. Acessá-las irá depender de força e ousadia.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473