15 de abr. de 2010

SERVIÇOS DE COZINHA INDUSTRIAL

ABRAHAM SHAPIRO

Mantenho comigo a curiosidade de conhecer os restaurantes das empresas onde presto consultoria. Eles são um diferencial importante. Para mim, um restaurante na empresa é uma atitude de consideração aos funcionários.

Quase 100% das organizações que oferecem este benefício ao  pessoal têm serviços terceirizados.

O que os colaboradores acham e como se sentem deveriam ser os principais indicadores da satisfação com os serviços prestados, é óbvio. Mas não é isso o que acontece em muitos casos. Há empresas de cozinhas industriais que não sabem sequer como lidar com reclamações. Dia desses, o Valério encontrou uma mosca no feijão e reclamou à nutricionista. A moça tentou convencê-lo da possibilidade disso ocorrer na casa de qualquer um. Os manuais de atendimento dizem que esta é a primeira resposta a ser evitada. O Valério respondeu: “Na minha casa não. Nós temos higiene lá!”. A profissional simplesmente estava despreparada. Talvez soubesse tudo de alimentos e cardápios, mas nada de pessoas e clientes - o que é terrível.

O que essas empresas de serviço em alimentação precisam entender é que atualmente elas não estão apenas para refeições, lanches, cafés da manhã ou outras necessidades contratadas. Elas se prestam a proporcionar espaços diferenciados, eventos, palestras e um ambiente saudável e motivador para o trabalho dos clientes –  os funcionários da contratante. Tudo isso só pode ser implantado  e mantido por gente bem treinada e competente para encantar, além de fazer um ótimo trabalho.

Mas não é por isso que eu escrevi este artigo. Veja só o que eu descobri. Nas minhas andanças, constatei que uma determinada empresa de cozinha era muito querida numa indústria e odiada pelos funcionários de outra. Pensei que fosse diferença de preço, infraestrutura, cardápio, etc. Não era nada disso. Pesquisei mais a fundo e cheguei à conclusão definitiva. Na empresa onde os diretores e gerentes comem no restaurante coletivo, os serviços em geral são fantásticos. Naquela em que a chefia nunca deu as caras,  qualquer coisa é servida e de qualquer jeito, para desgraça dos funcionários.

O que eu aprendi? Numa empresa, comida é muito mais que alimento. O empresário que descobriu isso, consegue de seus empregados o que nem os gurus de Harvard ousam imaginar!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473