23 de abr. de 2010

NOVAS REFLEXÕES SOBRE ATENDIMENTO

ABRAHAM SHAPIRO

Atendimento ao cliente é uma das expressões mais vulgares e banais que existem hoje. Com incrível freqüência ficamos tão desapontados com atendimentos ruins, que saímos à procura de outro lugar. E isto é exatamente o que devemos fazer seja no mercado, no restaurante, loja, onde for.

É espantoso. A empresa fez a venda e conseguiu o cliente. Em seguida, por causa de uma atitude rude, indiferente, de um acompanhamento fraco, de serviços ruins ou por lentidão, perde o cliente que tanto lutou para conseguir e gastou dinheiro para isso. É ridículo. Mas  acontece milhares de vezes todos os dias, em todo lugar e segmento de negócio! Cada um de nós já viveu a situação na pele.

O pior é constatar que este assunto é tratado a todo momento em jornais, revistas e programas de tv. Empresários falam por aí sobre atendimento como se fossem os mestres no assunto. Mas, na prática, estão quase todos reprovados. É irônico.

Faça uma reflexão:

- Quanto o seu atendimento é bom?

- Após a venda, você se preocupa em manter o cliente na mesma proporção em que se esforçou para consegui-lo?

- Lucros é mais importante que atendimento para você?

- Seu pessoal recebe treinamentos insistentes sobre atendimento?

- Você é do tipo que fala, mas não faz?

- Você é do tipo que gosta de livros, revistas, palestras, mas está apenas se enganando de que está fazendo a sua parte?

Olhe, amigo ou amiga, atendimento é uma questão crítica permanente. É difícil de ser implantado nos padrões que atendam as expectativas das pessoas. É vital para o sucesso de seu negócio – não importa a grandeza. É fácil perder tudo por mau atendimento.

Não pense que você é o super-híper-mega, e que não precisa se esforçar. Se você prosseguir pensando assim, verá os últimos dias do seu negócio chegarem mais cedo do que pensa... e não será por efeito de uma crise, mas por pura  teimosia ou tolice.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473