26 de abr. de 2010

MAIS SOBRE LIDERANÇA NA BÍBLIA

Artigo publicado no JL - Jornal de Londrina, na data de 26/04/2010, na coluna Profissão Atitude


ABRAHAM SHAPIRO

Jetro. Quem foi ele? Um conhecimento mínimo das escrituras Judaicas o aponta como sogro de Moisés. Mas foi um personagem e tanto da bíblia. Eu, particularmente, observo algumas peculiaridades nele. Um líder articulado é uma delas. Um homem sintonizado com o comportamento e o pensamento de seu tempo é outra. Sei, por exemplo, que, movido por suas próprias convicções, ele rejeitou a idolatria – modo de vida predominante de então. Por tal fato, converteu-se mais tarde à religião hebraica, estabelecendo um exemplo para todos os prosélitos que vieram depois dele.

Por razões desconhecidas, ele possuía sete diferentes nomes: Reuel, Iéter, Yitró (Jetro), Keni, Hobab, Héber e Putiel. Há quem diga não serem apenas estes, mas outros quarenta e dois mais.

Junto de Jó – aquele da paciência – e Balaão, duas eminências de sua época, integrou um grupo de conselheiros do Faraó que teve destaque na ocasião em que o monarca desejou eliminar os israelitas escravizados em seu reino. Enquanto o maligno Balaão sugeriu que os bebês hebreus fossem atirados no Nilo, e Jó, pemanecendo em silêncio, se absteve de voto – talvez por paciência demais – Jetro opôs-se ao diabólico plano. Este posicionamento politicamente incorreto custou-lhe uma fuga às pressas do Egito.

Tempos depois, Moisés viu-se em circunstâncias pessoais turbulentas, e também obrigou-se ao refúgio no deserto. Foi Jetro quem o acolheu, talvez por identificar-se com uma dor tão familiar. Para consolo do jovem hebreu, delegou-lhe a administração de seu rebanho e deu sua bela filha Tzipora em casamento a ele.

Após a passagem do Mar Vermelho, no êxodo do Egito, Jetro e seu clã – já Israelitas conversos – unem-se ao povo. Nesta etapa, ele se torna um expoente da epopéia bíblica tanto por sua sabedoria como por sua visão sistêmica. Ajuda a conduzir os israelitas e, assumindo a assessoria direta de Moisés, seu genro, organiza um sistema judiciário que, por sua eficácia, vigoraria durante séculos. Por este mérito, há registros de que seus descendentes tornaram-se importantes sábios do Sinédrio – o conselho legal supremo de Israel.

Qual é o ponto? A capacidade de influenciação de Jetro, seu pragmatismo, suas competências pessoais e tantos outros atributos, fazem-me crer ter sido ele o primeiro profissional de alta qualidade em coaching de liderança. Nada de elegê-lo o padroeiro da atividade, afinal era um Judeu. Porém, a lição evidente é que mesmo líderes espetaculares, exemplares e inspiradores como Moisés, sempre tiveram e terão a seu lado um consultor competente que os auxilie a refletir, a considerar, a ver problemas e soluções desde outras perspectivas e a abstrair entendimento e aprendizagem de tudo. Não há como negar. Uma ressalva apenas: eu disse “consultor competente”.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473