16 de abr. de 2010

O BANHO NOSSO DE CADA DIA

ABRAHAM SHAPIRO

Você toma banho todo dia? Pergunta absurda? Não se espante se eu disser que tomar banho NÃO É uma necessidade básica diária. Nós sobrevivemos sem banho. Também não é uma necessidade imediata. É irracional tomar banho todo dia. Você agride o seu corpo removendo defesas naturais e expondo-o ao ambiente. Mas este hábito é uma resposta a apelos emocionais que os marqueteiros desenvolveram ao longo de décadas. De fato, tomar banho diariamente tornou-se uma necessidade criada.

Ao responder, seu argumento talvez fosse: “Onde se viu não tomar banho todo dia? É saudável. E o cheiro de corpo?”

Bem, nossos avós tomavam banho uma ou duas vezes por semana. Não existia sabonete naquele tempo. Eles usavam sabão neutro ou de coco. A explosão do consumo dos sabonetes aconteceu entre as décadas de 1920 e 1940 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil no início dos anos 50. A mídia de massa nos persuadiu a consumir sabonetes prometendo higiene, odor agradável e saúde. Uma frase de efeito veiculada numa propaganda está na lembrança de muita gente. Ela dizia: “Nove entre dez estrelas de Hollywood usam sabonete Lux”. Esta frase é, aliás, muito mais responsável pelo banho nosso de cada dia do que nossas próprias mães. O indivíduo comum passou a imitar o que a propaganda mostrava e a usar sabonete. Assim teve origem a necessidade habitual que nos faz achar absurda a pergunta com que abri esta postagem.

Eu tomo banho todo dia. Uso sabonete como todos vocês. Rigorosamente, eu consumo cerca de 8 a 15 produtos diferentes na minha toalete pessoal diária. Portanto, fiquem tranquilos. Eu não desejo convencê-los a deixar de tomar banho. Apenas fazê-los entender que a venda de qualquer coisa, qualquer item que você imaginar, acontecerá muito mais facilmente se se anexar ao produto ou serviço um apelo emocional.

A razão é simples. Todos nós somos seres emocionais. E sem emoção, muita coisa pode acontecer, sim, mas jamais se pereniza como necessidade ou hábito. Fica aqui a dica para quem tem massa encefálica e deseja vender mais!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473