25 de fev. de 2010

PROPAGANDAS EXAGERADAS OU MENTIROSAS

A foto de uma linda mulher numa revista é realidade ou recursos do Photoshop? Não troque o certo, o maduro e o que passou pelo crivo de longos anos de experiências  pelo duvidoso, que só busca causar impressões de grandeza. 


ABRAHAM SHAPIRO


O repórter pergunta a um famoso matemático: “Alguma vez o senhor já se deparou com um problema matemático insolúvel?” “Sim” – responde o entrevistado. “Ao acompanhar anúncios na televisão, até hoje não consegui entender como 90% dos dentistas recomendam determinado creme dental, 92% recomendam outro e 95% recomendam um terceiro!" 

Propagandas às vezes confundem, não esclarecem. E além de tudo, há empresas que  abusam da passividade dos expectadores e criam informações. O objetivo é “causar impressão positiva”.  Ninguém vai conferir mesmo!

Tenho um cliente do segmento alimentício. É uma pequena indústria. Está no mercado há sessenta anos. Seu principal concorrente tem dez ou doze anos de atuação.

Ambas empresas têm seus pontos positivos. No entanto, percebi que muito poucos clientes potenciais que revendem os produtos levam em conta o benefício de fazer negócios com uma empresa de sessenta anos. Deviam. Isto é um diferencial bárbaro.

Num país como o Brasil, qual o número de empresas que se mantêm  por um período tão longo? Quantas são focadas e especializaram-se em suas atividades? Se as estatísticas dão conta de que 70% das novas empresas fecham as portas em até três anos depois de abertas, sessenta anos no mercado com qualidade dos produtos e a preferência  de clientes é tudo o que as tendências mais rigorosas de consumo exigem. Vejo isto como  garantia de força  e sustentabilidade de uma marca. 

Não que a concorrente não seja boa. Pode e até deve ser. Mas não tenho dúvida de que a maturidade de sessenta anos é preferível e desejável - aqui ou em qualquer ponto do planeta.

Enxergue bem! Não ceda a slogans ou a propagandas exploradoras de quem nada tem a oferecer senão  efeitos especiais. Hoje em dia, o computador faz quase tudo. Opte pelo forte, pelo antigo e por quem se exercitou em honrar compromissos ao longo de tantas décadas.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473