18 de fev. de 2010

O QUE MAIS VALE EM MARKETING

Como superar as expectativas e oferecer soluções surpreendentes ao cliente? Criatividade é necessário. Porém, nem sempre é preciso partir do zero. A base das ideias já está à nossa volta carecendo apenas de uma nova visão, desde um novo ponto de vista.


ABRAHAM SHAPIRO


A história foi-me contada por Claudio Montanha – homem de negócios que atua em vendas de caminhões e implementos no interior de S. Paulo.

Dois jovens amigos de infância iam se separar por motivo da mudança de um deles. Combinaram de se encontrar dali quinze anos em determinado lugar e hora.

O tempo fez o dia chegar mais rápido do que imaginavam. Montado numa bicicleta velha, usando sandálias de borracha e muito modesto, um deles chega ao lugar especificado, à hora exata, ansioso por rever o companheiro. O outro se atrasa, e após meia hora chega numa Mercedes último modelo, vestindo roupas de grife. Desce do carro, abraçam-se e, diante do berrante contraste social, o primeiro não se nega a perguntar:

- Como você conseguiu subir tanto na vida? Não fez nada de errado, não é?

- Foi a minha criatividade. Inventei um líquido especial em spray que, aplicado na boca, produz durante o beijo um delicioso sabor de laranja. Vendi bastante e fiz muito dinheiro.

O amigo pobre ficou admirado com tamanha inteligência, envergonhado por nada ter mudado em sua vida até então. Recordaram os velhos tempos juntos e marcaram um reencontro dali quinze anos, no mesmo local e hora.

A nova data chegou. Desta vez, o rico cuidou para se adiantar, mas para seu espanto, ocorreu o contrário da primeira vez. Meia hora já se passara e o outro não chegava. Bateu-lhe um peso na consciência, pois, talvez o pobre amigo tivesse até morrido sem sem que lhe fosse prestada qualquer ajuda.

De repente, uma caminhonete chega ao local. Homens em ternos negros e  óculos escuros , munidos de rádios comunicadores, saltam de dentro e averiguam os riscos do local. De repente, um helicóptero aterrisa na praça ao lado, e de dentro desce aquele que antes era o amigo pobre da dupla. Ele remoçou e parece outra pessoa; fala bem, veste-se como um magnata, e sua postura não nega um imenso sucesso realizado.

Os dois se abraçam, e agora é o outro que está boquiaberto. Ele se sente um verdadeiro mendigo comparado à opulência que o ex-pobretão demonstra.

- Conte-me tudo – diz ele. O que você fez para enriquecer tanto? Não fez nada de errado, não?

O milionário não se acanha e, com a  parcimônia própria dos ricaços, diz sem receio:

- Lembra-se de nosso último encontro? Quando nos separamos, eu fui para casa e fiquei pensando na sua maravilhosa invenção. Depois de muito analisar, eu usei a minha criatividade e também inventei um produto. Trata-se de um líquido em spray que funciona da seguinte forma: as pessoas o aplicam sobre a laranja e, quando chupam a fruta, têm a sensação de um beijo na boca.

Moral da história: Em marketing, criar é genial. Mas promover mudanças que tornem uma ideia já criada muito melhor ou até  surpreendentemente incrível para o consumidor é fantástico!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473