18 de fev. de 2010

A BÊNÇÃO AOS MEUS CONCORRENTES

Esta postagem nasceu de uma paráfrase que foi-me enviada pelo Eng. Flávio Henrique Mansano Ortega, um querido e valoroso aluno, profissional competente, preocupado com seu autodesenvolvimento e com o crescimento na qualidade de sua equipe.



ABRAHAM SHAPIRO


Benditos sejam os meus concorrentes! Benditos sejam, pois me fazem acordar cedo e me esforçar mais ao longo de cada dia.

Benditos sejam meus concorrentes, que me despertam para não perder tempo com coisas vãs, que não agregam valor algum. É por causa deles que me imponho a necessidade de ser cortês, educado e atencioso com meus clientes, seja em momentos bons ou ruins.

Benditos sejam meus concorrentes, pois me lembram diariamente que hoje tenho que ser melhor do que fui ontem, e amanhã terei de melhorar mais ainda. Benditos sejam eles, porque me fazem fugir da preguiça e da acomodação;  por eles me proíbo de ser descuidado com o meu linguajar e até com minha apresentação pessoal.

Benditos sejam meus concorrentes por me mostrarem que ao menor erro que eu cometer, eles estarão lá para ocupar o meu espaço e a minha fatia de mercado conquistada a duras penas.

Benditos sejam meus concorrentes por provocarem em mim a rejeição a ser retrógrado, saudosista ou demagogo; por não perderem uma única oportunidade de divulgar aos quatro ventos meus defeitos e falhas, e nunca proclamarem meus acertos e virtudes.

Benditos sejam os meus concorrentes por me fazerem  entender que meu  horário de trabalho não é determinado pelo relógio, mas pela disponibilidade do cliente –  este cliente que insiste em me alertar que não importa quais sejam os meus problemas, ele exige ser único e especial cada vez que me procura; este cliente que não me deixa esquecer de que posso perder tudo o que conquistei duramente só por ignorar a sua voz, os seus desejos e aspirações, e que anos de bom trabalho se transformarão em ruína e pó em poucos dias em consequência disso.

Bendito sejam os meus concorrentes que me ensinam que o meu sucesso é determinado pela qualidade das pessoas que me cercam, e que eles são, antes de tudo, seres humanos, e depois meus empregados. Estes concorrentes que me fazem ter necessidade de ser humilde e atencioso com meu pessoal, para que eles se sintam parte de algo que estamos construindo tijolo por tijolo ... juntos, todos juntos.

Bendito sejam os meus concorrentes que me fazem ver através dos meus erros que cada cliente é um homem ou mulher, um ser humano individual,  e não um número ou uma quantia monetária a ser extraída por todos os meios. São eles que me fazem compreender que ser honesto e responsável é uma obrigação, e não um favor que tenha algum mérito a quem quer que seja.

Benditos sejam os meus concorrentes por despertarem em mim a necessidade de estudar mais, de ler mais, de buscar e aplicar novos conhecimentos, de reduzir as falhas e deixar de ser amador.

Benditos sejam meus concorrentes, por me mostrarem que toda a minha experiência e vivência em  negócios não são suficientes para me diferenciar aos olhos do cliente, e que sempre há muito a ser conquistado.

Benditos sejam meus concorrentes que me inspiram a converter meu dia em algo útil e produtivo para mim, para a minha família e para todos aqueles que comigo estão.

Amén.
______________________


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473