23 de jun. de 2009

RESSENTIMENTOS E PATRÕES IDIOTAS

ABRAHAM SHAPIRO

Em anos de vida - e vários deles em consultoria empresarial - aprendi uma grande lição: o ressentimento não traz nada de bom. Ficar ressentido é guardar rancor, é a mágoa que se acumula por uma ofensa ou um mal que se recebeu.

O ressentimento faz o coração enfraquecer. O ressentimento entope veias e artérias.

Quem nunca teve um patrão idiota. Patrões idiotas são como ervas daninhas – existem até no deserto. Eu conheci muitos, mas fui vítima de um, apenas.

No livro “Como Trabalhar para um Idiota”, de John Hoover, encontrei um texto fantástico que passo a reproduzir: “Chefes idiotas são o soluço mutante da evolução organizacional, com uma imunidade semelhante à das baratas diante das calamidades que dizimam pessoas realmente talentosas e criativas. Ainda assim, os idiotas podem servir a funções valiosas, desde que não estejam no comando. A má notícia é que, em geral, eles estão no comando. A boa notícia é que pessoas talentosas e dedicadas podem dar a volta por cima da situação e prosperar, apesar de seus chefes”.

É por isso que entrei no assunto de ressentimento. Enquanto você se magoa, o coração de seu chefe bate alegremente, oxigenando o cérebro pelo sangue que corre saudável pelas veias.

Quando permitimos que alguém nos incomode, a responsabilidade é mais nossa do que de qualquer pessoa. A chave para sobreviver e prosperar sem se estressar é assumir o controle sobre a única coisa que você pode controlar: sua resposta emocional às coisas que outras pessoas dizem e fazem.

Controle-se! Junte-se a mim nesta atitude difícil, mas de valor infinito. Procure desligar-se de qualquer idéia depreciativa que ele ou ela tenha lhe causado ou tentado impor. Pense que ele ou ela é um idiota, e não você. Mais vale libertar-se disso e não amargar consequências, do que o contrário... ainda que este idiota sinta-se vencedor.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473