8 de jun. de 2009

O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE?

ABRAHAM SHAPIRO

A definição mais interessantes de pessoa eficiente é “aquela que faz certo as coisas”. Não acredito que isto seja difícil. Todo ser humano tem esta potencialidade. Nas empresas, a grande maioria dos funcionários deseja isto e quase todos acreditam que assim conseguirão atingir seus alvos. Mas há um problema. A falta de clareza dos líderes.

É do livro “O Gerente Minuto” (Kenneth Blanchard e Spencer Johnson) a observação de que, em expressiva parcela das empresas, quando perguntamos às pessoas o que é que elas fazem e repetimos a pergunta ao seu chefe, conseguimos, não raramente, duas diferentes listas de encargos e até de responsabilidades. Em muitos casos, fato do colaborador pensar o mesmo que o chefe quanto a estes pontos é mera coincidência. Por isso mesmo, com frequência o funcionário se mete em enrascadas por não fazer o que nem sequer sabe que é sua obrigação.

O efeito é realmente desastroso.

Agora pense quanto pode-se conseguir em resultados mensuráveis se investirmos uma parte do tempo em esclarecer o que se espera do funcionário! Quanta eficiência se obteria? Fala-se tanto em satisfação do cliente, mas como será isto possível sem que, antes, o colaborador saiba o que fazer, como fazer e quando fazer? Atendidos estes quesitos, a satisfação do cliente existirá como óbvio resultado de um trabalho consciente. Eu garanto!

Não há mágica alguma, nem proposta excelsa. O fundamental é entender que dar o que não se tem é impossível. Se o funcionário não receber o conteúdo e os treinamentos requeridos ao que se espera dele, trabalho não existirá... eficiência, então, estará anos-luz distante. O balanço confirmará isto.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473