17 de jun. de 2009

QUESITOS COMPORTAMENTAIS DE UM NEGOCIADOR - 1

ABRAHAM SHAPIRO

Você é uma pessoa de negócios. Participa de diferentes modalidades de negociação. Pois saiba de uma coisa que fará toda diferença após você refletir e agir a respeito. Em quase todas as negociações, se não em todas, a pessoa que mais entende do assunto em discussão tem um poder de influência maior.

Isto, em parte, é uma questão de confiança pessoal.

Entenda. Se você está lidando com um assunto e sabe que tem mais experiência ou que estudou mais que a outra pessoa, você irá se preocupar menos em ficar acuado caso um argumento inesperado surja. Você se sentirá mais confiante e saberá que é capaz de mencionar todos os dados necessários para defender seu ponto de vista. Esta força interior é importante demais para quem pode ficar inibido com fatores de personalidade ou nível hierárquico.

Inibições podem ser contrabalançadas pela confiança que decorre de um alto nível de experiência e conhecimento sobre o assunto.

Para ganhar vantagem, portanto, você precisa estudar muito e fazer a outra pessoa reconhecer a diferença em conhecimentos. É lógico, já que você não ganha nada escondendo o que sabe.

Uma boa estratégia é complementar o que está dizendo com dados que comprovem seu conhecimento sobre o assunto. Use um quadro ou painel para esquematizar os principais aspectos e garantir que sua argumentação esteja clara.

A verdade, em termos inequívocos, é que: sem conhecimento você nunca terá chances de se sair bem numa negociação, a menos que o outro lado esteja tão ou mais despreparado que você. Mas nesta circunstância, talvez fosse melhor você ter jogado na loteria, pois terá sido sorte, e nada mais.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473