22 de jun. de 2009

APRENDER COM OS ERROS E RETIFICAR-SE

ABRAHAM SHAPIRO

Há dois tipos de pessoas: as que aprendem com os erros e aquelas que são tão tolas que voltam a fazer tudo o que anteriormente fez de errado.

Esta vida exige que sejamos todos prudentes. Errar é natural do ser humano. Mas nossa maior capacidade é a de aprender com os erros e prosperar, progredir numa conduta superior.

Contam que certa vez um cão estava dormindo à porta de um estábulo quando foi surpreendido por um lobo que se lançou sobre ele, pronto para devorá-lo. Mas o cão lhe pediu para adiar o sacrifício:

— Agora - disse ele - estou raquítico e doente. Mas espera um pouco, meus donos estão para comemorar suas núpcias. Comerei muito e, bem gordinho, serei um prato delicioso para ti.

O lobo acreditou nele e se foi. Alguns anos depois, voltou e viu que o cão estava dormindo no andar de cima da casa. De baixo, o lobo idiota chamou:

— Lembras de mim - disse ele. Lembras daquilo que combinamos?

O cão então falou:

— Ô seu lobo, quando me vires de agora em diante dormir diante do estábulo, não esperes mais as núpcias.

A moral desta história é justamente: prevenir-se para não cometer novamente o mesmo erro.

Estudar é isto: aprender para agir melhor, ou melhor: retificação. Ao terminar, lembro-me das palavras do Talmude, a sabedoria Judaica, quando diz: “Aquele que não aumenta seus conhecimentos, os diminui. Quem não quer se instruir, não é digno de viver”.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473