18 de jun. de 2009

QUESITOS COMPORTAMENTAIS DE UM NEGOCIADOR - 2

ABRAHAM SHAPIRO

Em qualquer negociação é natural o interesse em como o resultado afetará sua reputação com os colegas ou chefes. O problema é que isto gera ansiedade. E entrar ansioso numa negociação é um elemento negativo.

Temor a críticas, medo do que os outros irão achar em caso de falha ou necessidade de ceder demais são situações desfavoráveis. Essa ânsia em “vencer” ou “perder” leva a uma confrontação que pode prejudicar suas relações de trabalho, ou causar uma indisposição tão grande para considerar qualquer forma de acordo que a negociação poderá acabar simplesmente não levando a resultado nenhum.

Para não incorrer neste erro, evite fazer comentários exageradamente otimistas com os colegas sobre futuras discussões. Por exemplo: “Tenho uma reunião com o Mauro hoje à tarde com objetivo de mudar a data de entrega dos algoritmos do novo sistema, e não há dúvida de que vou conseguir convencê-lo”. O Mauro pode, no entanto, apresentar boas razões para não fazer o que você está querendo, e com isso você não contava. Logo, o que você dirá a seus colegas sobre o resultado da reunião?

Deve-se procurar ter a hombridade não de vencer um dado argumento, mas de ter a habilidade para resolver problemas e, por este meio, desenvolver boas relações de trabalho.

Não se mostre como interessado apenas em “arrasar seu oponente”. Gabar-se de sucessos pode levar a dificuldades futuras, porque alguns colegas podem ficar tentados a “virar a mesa” na primeira oportunidade. A melhor de todas atitudes é não comentar resultados de negociações ou discussões com seus colegas em termos de vitória ou derrota.

Muito mais benéfico para uma boa imagem é não ser conhecido como aquele que ganha ou perde, mas como quem tem capacidade de resolver problemas.... e os resolve.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473