19 de jun. de 2009

COERÊNCIA

ABRAHAM SHAPIRO

Coerência, no dicionário, significa: harmonia entre dois fatos ou duas idéias; relação harmônica, uniformidade no proceder.

Ser coerente é uma necessidade absoluta e indispensável da liderança. Os líderes carecem do mais alto nível de coerência entre suas atitudes, filosofia, pensamento, ensinamentos e decisões.

O que é necessário? Além de caráter firme, educação é um forte apoio à coerência. Se você se sente incoerente – ou já lhe disseram isto – o ideal é você buscar educar-se a este respeito. Aprenda o conceito. Depois, faça uma auto-análise e procure ver – como estando do lado de fora – as situações onde mais se aflora sua incoerência. A partir de então, policie-se. Nada de falar coisas que não correspondam a seus princípios e ensinamentos. Seja harmônico e evite parecer-se com o lenhador da antiga e belíssima fábula de Esopo.

Uma raposa era perseguida por caçadores, quando viu um lenhador e suplicou-lhe que a escondesse. O homem então lhe aconselhou que entrasse em sua cabana.

De imediato chegaram os caçadores, e perguntaram ao lenhador se havia visto a raposa.

Com a voz ele disse que não, mas com sua mão disfarçadamente mostrava onde ela havia se escondido.

Os caçadores não compreenderam os sinais da mão e confiaram apenas no que ele dissera com as palavras.

A raposa, ao vê-los irem, saiu dali sem nada dizer.

Diante da saída à francesa, o lenhador a reprovou porque ela não o agradecera, já que ele a salvara. Ao que a raposa não hesitou em responder:

— Eu lhe seria eternamente grata se tuas mãos e tua boca tivessem dito o mesmo.

Moral da história: Não negue com seus atos aquilo que você prega com suas palavras.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473