3 de jun. de 2009

CONTROLE DE DESPESAS DE VIAGEM

ABRAHAM SHAPIRO

Um empresário do segmento logístico comentava comigo suas experiências de contratação de novos funcionários.

Seu maior contingente de mão-de-obra contratada atual é de motoristas. O assunto logo chegou em honestidade. Fez questão de frisar quanto é comum a prática de alguns funcionários se apossarem indevidamente de recursos da empresa quando os tem para cobertura das despesas de viagem. Usando notas fiscais fraudadas, muitos mantêm o mau hábito de desviar parte do dinheiro que carregam para seus bolsos. Isto é furto.

“É por isso”, disse ele, “que cada vez mais estamos utilizando o débito automático na conta da empresa, como gastos com pedágio, alimentação, combustível e outros. Queremos restringir ao máximo a necessidade de levarem dinheiro vivo em mãos” .

Segundo ele, estamos vivendo uma inversão de valores. Quando um novo colaborador é contratado, a primeira coisa que faz é conversar com os mais antigos sobre como a empresa procede o controle das despesas. Os colegas mal-intencionados e que dão dicas de como desviar, são vistos como sendo os bonzinhos, enquanto os honestos, são reputados como maus.

Se você vive uma condição como esta, tome logo providências. Exerça controle acirrado sobre despesas de funcionários. Em todas as ocasiões possíveis cheque a veracidade e a autenticidade de tudo. Se constatar desvios, demita o autor da façanha já que pode ser muito melhor e mais barato investir na formação de um novo colaborador do que manter alguém que, além de lhe roubar, poderá sair falando mal de você, de sua empresa e além de tudo levá-lo à justiça por razões falsas.

Opte e aprenda a valorizar mais as boas pessoas que compõem sua equipe de trabalho.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473