9 de jun. de 2009

NÃO CORRA O RISCO DE UMA GAMBIARRA

ABRAHAM SHAPIRO

Há uma fábula oriental que conta que numa planície, viviam o urubu e o pavão. Certo dia, o pavão refletiu:

- Sou a ave mais bonita do mundo animal. Tenho plumagem colorida e exuberante, porém, não posso voar de modo a mostrar minha beleza. Feliz é o urubu que é livre para voar para onde o vento sopra.

O Urubu, por sua vez , também pensava sobre o sentido de sua vida:

- Que infeliz ave sou. A mais feia de todo o reino animal e além disso, tenho que voar e ser visto por todos. Quem me dera ser belo e vistoso tal qual aquele pavão.

Foi quando as aves tiveram uma brilhante idéia: se juntaram para um cruzamento. Seria ótimo para ambas. Seu descendente iria voar como o urubu e teria a graça e beleza do pavão!

Então, cruzaram-se! O resultado? Nasceu o PERU: uma ave feia e que não voa!!!

Você já deve ter ouvido a palavra gambiarra. Fazer uma gambiarra é uma expressão que nos remete a uma improvisação a fim de dar jeito temporariamente a algo que está errado ou uma necessidade urgente. Acontece que nem sempre esta solução resolve o problema. E o pior é que as pessoas têm a tendência de acreditarem que isso dará certo.

A fábula oriental nos ensina que devemos tomar todo cuidado do mundo ao improvisar. Talvez pudéssemos transformar a moral da história num conselho muito prático. Aqui está: "Se as coisas estão ruins, não parta para a gambiarra, pois no fim das contas, a situação só piora!”
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473