16 de jan. de 2009

SER INTENSO É MELHOR QUE SER EXTENSO

ABRAHAM SHAPIRO

Realização profissional. Do que depende? Pergunta difícil. Se você fizer uma entrevista com o maior número possível de pessoas, irá constatar que não depende do que elas fazem, mas de “como” fazem. É ilusão pensar: “Se eu fosse padeiro seria mais feliz do que sendo encanador”.

O desafio de qualquer área da vida está no sentido com que se vive. No trabalho também.

Conheci médicos que não se esquecem do valor das vidas com que lidam. Por isso são grandes médicos.

Conheci líderes que se inspiram subordinados para o trabalho e também para serem melhores pais, mães, cidadãos, filhos e seres humanos. Por isso são grandes líderes.

Conheci pedreiros que levantam e solidificam paredes sem perder a consciência de que estão edificando lares, escolas, locais de trabalho ou templos. Por isso são grandes pedreiros.

Conheci garçons que se dedicam à felicidade de seus clientes e usam seu tempo para proporcionar momentos memoráveis às pessoas que atendem. Por isso são os maiores garçons do mundo.

No entanto, é curioso detacar que nunca me indicaram um bom médico por ele ter aprendido a ganhar muito dinheiro com sua especialidade.

Realização é e sempre será o resultado de “como se faz”.

Quase todos os casos de infelicidade profissional com que já lidei – e foram muitos – não se resolveram com a mudança de área de atuação, mas com uma visão nova da relação das pessoas com os reais objetivos, metas e motivos do trabalho a que se propunham fazer. É tolice e perda de tempo pensar de outro modo – a não ser em caso de opção errada. O mesmo se aplica ao amor, aos estudos, à luta pela sobrevivência, à busca de conhecimento, ou seja, à vida.

O que vale é ser intenso, e não extenso. A perfeição não está na quantidade, mas na qualidade. É melhor a intensidade do que a extensão. Tudo que é muito bom sempre foi pouco e raro. A quantidade sozinha jamais foi além da mediocridade.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473