19 de jan. de 2009

MAIS DESEJÁVEL DO QUE SEXO E DINHEIRO

ABRAHAM SHAPIRO

Todas as pessoas querem ser reconhecidas – gerentes, colaboradores, pais, filhos, cônjuges, técnicos, jogadores, todo mundo. É uma das necessidades da vida. Pessoas independentes ou não, auto-suficientes ou carentes precisam se sentir valorizadas.

Na empresa o maior problema é que todo mundo está ocupado ou estressado demais para lembrar que o reconhecimento pelo qual todos nós ansiamos é também desejado por outras pessoas.

Como reconhecer o trabalho e o esforço?

A melhor forma de reconhecer um colaborador é usando o reconhecimento para algum propósito. Associar o reconhecimento ao desempenho e ao comportamento que é esperado, por exemplo, faz duas coisas ao mesmo tempo: dá o reconhecimento que ele espera e também um forte incentivo para que ele se desenvolva.

No clima empresarial de hoje, a premiação e o reconhecimento são mais importantes do que jamais foram. O principal motivo disso é que nunca, antes, as pessoas precisaram tanto descobrir o propósito de seu trabalho para que seja estimulante e elas se sintam motivadas. Aliás, a motivação só existe quando a pessoa sabe bem o que tem de fazer e encontra um sentido naquilo que faz. Ela carece de sentir-se parte de algo valoroso para que prossigam com força naquilo que fazem. Assim, quando um colaborador faz um bom trabalho, o ideal, então, é homenageá-lo com algo que já se sabe que ele apreciará.

Elogiar é bom. Mas o elogio é uma forma de reconhecimento um tanto perigosa. Quando exagerado, ele parece mentira e causa dúvidas. Um elogio eficaz deve ser: o mais breve, o mais sincero, o mais específico, o mais positivo e o mais prático possível.

Mary Kay Ash, fundadora da Mary Kay Incorporation, disse com muito fundamento que "há duas coisas que as pessoas querem mais do que sexo e dinheiro, e elas são: reconhecimento e elogio".

Se você pensar bem, chegará à mesma conclusão que eu busco mostrar aos meus clientes que ainda não se dedicam a reconhecer seus colaboradores: “mostrar reconhecimento é algo tão fácil e tão barato que simplesmente não há desculpas para não se praticar isso”.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473