27 de jan. de 2009

COMPROMETER-SE COM UM NEGÓCIO

Como o exemplo de Marcelo Noma, diretor da Mano Logística, empresa de serviços em logística rodoviária nacional, pode ajudar empresários a superarem dificuldades incompreensíveis em tempos de crise.

ABRAHAM SHAPIRO

Vi muitos empresários se envolverem de corpo e alma com sua empresa. Mas este, em especial, fez-me redefinir o conceito de envolvimento em negócios.

No final do ano de 2008, assumi o compromisso de levantar informações para uma empresa de logística. Pedi ao menos trinta dias de prazo ao diretor para prestá-las oficialmente e, assim, por volta de 10 de Janeiro passado este prazo venceria.

Preocupado com minha pontualidade, liguei para agendar nosso encontro. A secretária informou-me que eu teria de aguardar ao menos dez dias mais, pois, conforme ela: “O Sr Marcelo Noma está fazendo uma rota de transporte de grãos com um comboio de caminhões e, pela previsão, só estará de volta lá pelo dia 20”.

Chegada a data, eu o procurei novamente. Ele chegara no dia anterior. Recebeu-me com a alegria de sempre e eu não podia deixar de entrevistá-lo sobre o que tivera sido esta peripécia. Ele contou-me o que fez na direção de um de seus caminhões – o que viu, ouviu, aprendeu e desaprendeu sobre o seu ramo de negócios, sobre seus funcionários, preços do frete em várias regiões e também sobre a crise. Em suas próprias palavras: “Em tempos de tamanha incerteza, eu não podia me fiar em revistas, jornais, impressões de terceiros e percepção de quem nada sabe sobre o meu negócio. A imprensa e os analistas conhecem genericamente o meu setor. O contrário de mim. Eu nasci nisto. E, por esta razão, sei distinguir as ameaças das oportunidades que surgem num momento de crise. Eu fui em busca disso. Agora, sim, posso traçar o plano de ação para a minha empresa em 2009”.

Quanto a você, não sei. Mas devo confessar que esta atitude me impressionou muito positivamente. Marcelo Noma, diretor da Mano Logística, deu uma belíssima aula prática de estratégia. Admirei a iniciativa e entendi, com evidente clareza, que o item básico para o sucesso de qualquer negócio é, de fato, o envolvimento e o comprometimento do seu gestor.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473