28 de jan. de 2009

APRENDA A LIDAR COM CHEFES EGOÍSTAS, INCOMPETENTES E INEPTOS

ABRAHAM SHAPIRO

Recebi um e-mail do Sr Elmo Parizoto, um profissional que atua numa indústria de Londrina. Ele me dizia o seguinte:


Prezado Senhor Shapiro.

Eu sempre soube que a base da liderança é a confiança. Mas o que dizer de um “líder” que não interage com sua equipe e nada faz para que ela evolua? Mostra-se um indivíduo que não confia em sua própria capacidade e, por isso, também não confia em seus subordinados. Este é o meu chefe.

Na verdade, ele só é gerente por convicção do patrão. Não tem meta alguma para cumprir e nada estabelece para nós. Nunca nos direcionou ou orientou a nada. Sua incompetência profissional é evidente. Por mais que eu deseje desempenhar o meu papel, ele parece temer minha atitude. Minhas opiniões nunca são ouvidas e se eu expresso uma visão, ela não serve para nada. As coisas que ele necessita, pede a um dos funcionários subordinados a mim no organograma. Isto me intriga.

Eu viajo para avaliar as filiais, mas as soluções que aponto nunca são implementadas. Ele passa por cima de mim como se pula uma poça em dia de chuva. Estou disposto a correr riscos a fim de crescer e somar valor à empresa. Mas não tem significado para ele. Eu apenas queria ser respeitado através o meu trabalho. O que devo fazer?

Atenciosamente


A resposta que eu encaminhei:


Caro Elmo.

Realmente a sua situação é desanimadora. Mas não perca o entusiasmo. Assim que possível, aproxime-se de seu chefe e, se ele não morde, proponha uma reunião na qual você reafirme sua disposição sincera em ajudá-lo.

Evite expor idéias novas por enquanto. Isto poderia ameaçá-lo.

Quando estiver junto dele, use com a máxima freqüência possível aquelas quatro palavrinhas importantes no trabalho em equipe, que são: “O que você acha?”

Diminua a sua tristeza. Sei que você deve estar padecendo de longos períodos sem ter o que fazer por que ele não lhe delega nada. No entanto, saiba que é importantíssimo aprender a superar esta situação. A razão é simples. Chefes egoístas, incompetentes e ineptos existem aos montes por aí. Com toda certeza este não será o único que você irá encontrar.

Tão logo você tenha adquirido a habilidade de reverter o quadro vivido junto a este aí, terá economizado tempo e chateação no futuro, pois a receita funciona igualmente para todos. Por isso, trabalhe duro nesta causa, estude psicologia humana e até psicologia animal, se preciso for. Só não desista!

Sincero abraço.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473