22 de jan. de 2009

PORTAS TRANCADAS E PROBLEMAS IMAGINÁRIOS

ABRAHAM SHAPIRO

Conta-se que o grande mágico Houdini, que era capaz de abrir até mesmo as mais seguras fechaduras, correntes e ferrolhos, foi desafiado, certa vez, pelo carcereiro de uma prisão, que dizia ter uma cela à prova de fuga e dela nem mesmo o mágico conseguiria escapar.

Houdini aceitou de imediato o desafio. Depois de escoltá-lo até a cela, o carcereiro fechou a porta, abandonando o mágico aos seus expedientes engenhosos. Houdini pegou as pequenas ferramentas que sempre carregava e começou a trabalhar na fechadura.

Embora ele em geral fosse capaz de abrir qualquer fechadura em quinze segundos, desta vez nada do que tentasse dava certo. Pensou um pouco e tentou uma técnica diferente. Quando esta também não abriu a fechadura, Houdini começou a ficar preocupado, pensando que afinal talvez tivesse sido derrotado, e começou a trabalhar na fechadura com ansiedade tal que beirava o desespero, mas em vão.

Exausto e frustrado com este fracasso, ele se rendeu apoiando-se na porta da cela, que imediata e surpreendentemente se abriu!

A porta nunca fora trancada!

Muitos problemas que acreditamos existir na vida ou mesmo nos negócios nos causam medo, é certo. Gastamos tempo e dinheiro para resolvê-los e, às vezes, a busca pela solução demora tanto, que chegamos próximos do sentimento de derrota.

Nestas horas, porém, nunca pensamos na possibilidade destes problemas serem tão somente uma ilusão criada por nossa mente, distorção em nossa percepção e, por isso, não existirem, de fato.

O que temos a aprender desta interessante história é que nem mesmo o grande Houdini poderia abrir uma fechadura que nunca fora trancada. Assim também devemos saber que não há solução para problemas que não existem.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473