15 de jan. de 2009

QUAL É A SUA PROFISSÃO?

ABRAHAM SHAPIRO

Algo terrível aconteceu comigo. Fui ao cartório fazer o reconhecimento de minha assinatura. A atendente tomava os meus dados para a ficha do arquivo. Eram informações básicas como meu nome, endereço, CPF, RG. Mas, de repente, uma pergunta me deixou em pânico: qual era a minha profissão.

Fiquei dominado pela dúvida e incerteza. Senti que uma crise de identidade da nova economia pairava sobre mim. Quem sou eu? A ficha do cartório precisava ser preenchida. E se eu desse a resposta errada? Eu corria o risco de passar anos nos porões de alguma prisão comendo pão seco com café fraco de manhã, e macarrão com pouco molho no almoço e jantar.

O que sou? Um escritor? Um empreendedor? Um engenheiro (embora fraco)? Um profissional de marketing? Um psicólogo? Ou um conselheiro de negócios? Eu poderia citar de quinze a vinte "ocupações" que exerço todos os dias.

Foi aí que me dei conta: o mundo está mudando. Os dias de "leiteiro", "marceneiro" e "mecânico" já são coisas do passado. A maioria das pessoas que conheço teria a mesma dificuldade que eu tive ao definir minha profissão.

E você? Qual a sua profissão de verdade? Você sabe exatamente? Vou lhe dizer que não é bobagem pensar nisso. Poderá ajudar muito na hora de exercer efetivamente o que você faz. Será ótimo você assumir um papel definido e buscar fazê-lo com domínio e sabedoria dentro de sua empresa e junto das pessoas com quem você se relaciona. Ajuda melhorando a sua visão de eficiência. Mas, tudo bem. Só não é preciso entrar em pânico por causa disso.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473