25 de abr. de 2008

UM POUCO MAIS SOBRE O DINHEIRO

ABRAHAM SHAPIRO

Ter dinheiro é bom. Mas dinheiro em excesso pode transformar a vida num "inferno". Os filhos terão a tendência de não trabalhar porque acham que vão herdar uma fortuna. Assim, eles nunca terão a auto estima proporcionada pelo trabalho. Serão pessoas amarguradas e ficarão torcendo, o tempo todo, para que o pai morra logo.

Se você for podre de rico, estará cercado de puxa-sacos que encherão sua vida de mentiras para afagar ilusões de grandeza. Em vez de fazer coisas empolgantes com seu dinheiro e sua vida, você vai gastar o tempo protegendo sua riqueza de seus funcionários, advogados e contadores, que, um por um, querem mesmo é lhe convencer de transferir o seu dinheiro para a conta deles.

Até certo ponto, às vezes o dinheiro permite que você circule em ambientes mais interessantes. Era exatamente isto o que desejava um jovem empresário ao fazer das tripas coração para viver num condomínio de luxo de sua cidade. Ele queria se sentir mais rico do que realmente é. Esta lamentável opção o levou a virar as costas para os amigos e familiares que o estimavam tanto. Tornou-se explorador de seus funcionários impondo sobre eles cargas horárias que deixou alguns doentes.

No entanto, todos sabem que, mais dia, menos dia, ele reconhecerá que o dinheiro não tem o poder de fazer as pessoas o amarem e nem de lhe dar mais saúde do que ele tem. Quando este dia chegar, temo que ele não encontre mais ninguém que antes o amava. Muitos já o terão esquecido e aprendido a viver sem nenhuma lembrança amável que dele tenha ficado. ______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473