28 de abr. de 2008

PENSE EM COISAS BOAS... E VEJA AS CONSEQÜÊNCIAS

ABRAHAM SHAPIRO

Uma atitude condenável nos negócios é concentrar-se no que não pode ser feito em vez de focar naquilo que pode ser feito.

A maioria das pessoas cria obstáculos mentais sérios quando dizem: "Não consigo falar com o cara pelo telefone"; "Ninguém vai retornar minha ligação"; "Eles não vão me contratar"; "Esqueci"; "Não tomei nota"; "O negócio não será fechado" etc.

No passo seguinte a tal comportamento estas pessoas entram com a maior facilidade no campo das desculpas. Ou seja, após uma torrente de negativismo, o que se ouvem são afirmações do tipo: “Não tenho tempo suficiente”. Ou, ainda aquela tradicional, inexpressiva e patética frase: “Estou fazendo o melhor que posso”.

Imagine como você se sentiria se alguém chegasse até você nas mesmas circunstâncias sobre as quais está se lamentando. Você estaria disposto a ouvir? Ou tentaria evitar essa pessoa a todo custo? A reposta é óbvia.

Mas existe uma resposta melhor, e ela reside na habilidade de “ser ou não ser” positivo, disponível a todo ser humano. Se você foca sua atenção no negativo, seus resultados provavelmente serão negativos. Se você foca numa expectativa e numa concretização positiva, então resultados positivos virão em resposta.

Portanto, a prática fundamental está em ser positivo, em pensar positivo e em agir positivo.

Certa vez, uma mulher Judia escreveu uma longa carta para um rabino contando a ele toda circunstância ruim em que o seu filho se encontrava. O que ela queria era receber uma orientação. Dias depois, ela recebeu um envelope de resposta. Surpreendeu-se ao abri-lo e encontrar a mesma carta que havia mandado, com uma diferença: o trecho onde estavam escritas as possibilidades negativas do filho estava recortado com uma tesoura. No alto da página, havia uma inscrição feita com uma caneta preta cujas palavras eram: Tracht gut, un vet zayn gut – expressão em iídiche que significa: “Pense em coisas boas e tudo irá bem”. ______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473