14 de abr. de 2008

ESTÁ NERVOSO? VÁ CAÇAR (TALENTOS)!

ABRAHAM SHAPIRO

Quando bons funcionários vão embora, a empresa ressente sua falta. As vendas tendem a cair, e com elas, também os lucros.

Pessoas boas para o trabalho são difíceis de encontrar. A busca se torna ainda mais difícil quando precisamos delas. Talento não dá em árvores.

Grande número de empresários espera para agir somente quando a necessidade de pessoas é febril, o que é um mau negócio. As chances de produzir erros na seleção são altíssimas. É contraprodutivo e sempre se está na estaca zero.

Pense em seu melhor funcionário. Se você tivesse outros como ele, seu negócio estaria muito melhor, não estaria? Se este funcionário for embora, todo aquele tempo precioso que você dedica a pensar em grandes sacadas ficará comprometido com coisas de menor valor ou triviais. Você sabe que ficar o tempo todo “dentro da floresta” será perda de dinheiro. Você almeja ficar em um plano de visão onde enxergue as “árvores” à distância. O melhor ponto de vista de uma partida de xadrez é fora do ângulo dos jogadores. Em negócios, isto só é possível quando se tem pessoas comprometidas e bem treinadas.

Quanto tempo você tem dedicado a recrutar pessoas seriamente? Zero? Seu negócio vai mal. O recrutamento de pessoas em sua empresa está baseado em reação em vez de criação.

Por isso, pare de agir por reação. Passe ao patamar da criação. Estabeleça um compromisso para construir uma equipe ótima o tempo todo – seja de venda, de atendimento ou de tarefas burocráticas. Em recursos humanos, esforços desorganizados e frenéticos para recrutar dão em nada ou muito pouco. O que melhor se consegue é administrar uma lista interminável de pessoas medíocres. Noventa e oito por cento dos empresários agem assim. É irônico, mas passar a vida preenchendo as necessidades de um negócio, não é o que o faz bem-sucedido. Esta falha grave pode ser enunciada como sendo trabalhar “em” seu negócio em vez de trabalhar “sobre” o seu negócio. O ideal é se concentrar no que você quer e não no que você precisa.

Não contrate funcionários prontos. Busque candidatos com perfil pessoal bem ajustado ao seu negócio quanto a disponibilidade a horários, traços de personalidade, apresentação pessoal, fluência verbal, etc. Proponha-se a investir em treiná-los na área específica em que atuarão. A ideia de uma escolinha vai muito bem. Comece produzindo um anúncio maravilhoso que atraia pessoas. Publique-o no jornal ou use uma rede eficaz de contatos. Estabeleça uma perspectiva salarial atraente que premie o esforço em aprender e o desempenho, de modo a ser possível alcançar remuneração acima do mercado local ou regional. Agregue algum benefício após a fase de experiência. Ações como estas, desde que freqüentes, mudarão o cenário de sua empresa de “não aparece ninguém” para “todo mundo quer trabalhar aqui”. Uma vez que isso mude, moral, produtividade e tudo o mais aumenta automaticamente.

Tenho trabalhado nessa questão de recrutamento com muitos e muitos negócios e afirmo que o gol mais difícil de marcar é: trabalhe “sobre” o seu negócio e não “em” seu negócio. Seja proativo e não reativo.

Fazer parceria com uma empresa idônea de serviços de recrutamento e seleção, e manter uma lista sempre atualizada de currículos de pessoas a serem treinadas ajuda muito. Estabeleça critérios apropriados à sua empresa para a seleção. Devem ser claros e objetivos.

Se o seu negócio tem uma rotatividade típica, não trabalhe com o time de funcionários completo. Mantenha sempre alguém em formação. É salutar. Caso não exista rotatividade, lembre-se que mesmo nas melhores famílias os membros também se vão. Não será diferente com sua equipe de trabalho, por mais bem ajustada que seja.

Prepare-se para fazer da busca de talentos a área principal de seu negócio, pois, tudo depende e sempre dependerá disso. Em se tratando de pessoas, “qualquer uma” significa problema, fuga de clientes e queda nos lucros. Por isso, acabe de uma vez com o seu estresse. Caso você não goste de “caçar” talentos, faça uma outra opção: pesque-os. Não conheço remédio melhor e mais estratégico!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473