23 de abr. de 2008

DISCUSSÕES BLOQUEIAM O POSITIVO

ABRAHAM SHAPIRO

Já aconteceu de você discutir com alguém e cinco minutos mais tarde pensar: “Ah... como fui tolo... eu bem que devia ter dito isso, isso e aquilo?”

Tenho certeza que você queria mesmo dizer, pois, todo mundo quer. A razão por que não conseguiu pensar nesta resposta ferina enquanto estava no calor da discussão é que brigas são ações negativas. E o negativo bloqueia o pensamento criativo. Quem está negativo não consegue fazer fluir a criatividade ao falar, descrever ideias ou imaginar conexões práticas entre imagens.

Atente para esta informação: ocorrências, energia e pensamentos negativos são muito mais poderosos do que o pensamento positivo. É preciso o dobro de energia para ser negativo do que para ser positivo. E é por isso que no final de uma briga verbal de poucos minutos, você se sente cansado, às vezes extenuado como se tivesse passado horas fazendo esforço bruto.

Eu já gastei energia demais de minha vida com discussões que, ao invés de trazerem entendimento e aproximação, só trouxeram tristeza e distanciamento. É péssimo permitir que as circunstâncias se esquentem demais quando se trata de defesa de idéias ou competição de pensamentos. Quando isso começa a ocorrer, o ideal é dar um tempo – um recesso de alguns minutos ou de um dia, se necessário – e só retornar ao assunto quando as emoções estiverem sob controle. Posso afirmar que só assim o raciocínio poderá funcionar bem.

Sob condições positivas nossos fluxos mentais se processam de modo ótimizado. Por isso, experimente submeter seu comportamento a ser sempre positivo. Observe os resultados e compara com todas as outras situações. Você terá a sensação de estar mais livre e de viver melhor.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473