16 de mai. de 2010

TRATADO NÃO É CARO

ABRAHAM SHAPIRO

Um médico e um advogado se encontram numa festa.

- Frequentemente eu sinto terríveis dores de cabeça - comenta o advogado. O senhor pode indicar-me um remédio?

Meio a contragosto, o médico atendeu à solicitação do amigo, e em seguida perguntou-lhe:

- Como você lida com as pessoas que lhe pedem conselhos profissionais durante uma festa?

- É fácil - diz o advogado. – Eu mando a conta para elas, no dia seguinte.

No outro dia, o médico enviou através de um mensageiro uma conta de cem reais ao advogado. Pouco depois, ao saber que o rapaz trouxera o dinheiro, ele ficou todo feliz! Mas sua alegria não durou muito. Junto com o dinheiro, havia um bilhete do advogado em que se lia: 'O meu conselho ficou em cento e cincoenta reais!'


O mundo dos negócios refelete muito a personalidade de seus gestores e dirigentes. Há pessoas naturalmente corretas e justas, que se preocupam em cumprir suas obrigações. Mas há aquelas que não escondem sua mesquinhez e desonestidade. É triste ver que estas últimas são muitas vezes exaltadas.

Fazer negócio com gente correta é o céu. Com as outras, é um verdadeiro inferno.

Um problema frequente na prestação de serviços: o contratante acrescenta esta e mais aquela atividade, e depois faz-se de bobo, como se nada devesse. Não toca mais no assunto a fim de não pagar o valor suplementar. E se o contratado cobra, ouve os mais duros discursos sobre injustiça. Coisa de aproveitador.

Um colega meu de consultoria confidenciou-me que suas notas fiscais de combustível e refeições eram pagas sob protesto e com atraso de até trinta dias pela empresa que ele atendia. O contrato rezava que o contratante devia pagar suas despesas assim que as notas fossem apresentadas. Mas o gerente responsável era "espertinho" e esquecia de autorizar. O pior é que sua conduta era louvada pelos superiores que viam nela uma forma de economia. No entanto, ignoravam que por causa deste mesmo gerente, a empresa tomava prejuízos enormes por conta de seu amadorismo e também de seus funcionários, que mal sabiam seus objetivos e funções específicas na empresa.

A verdade está expressa naquela antiga sentença popular: “O que é tratado não é caro”. O que é do outro, não nos pertence; e vice-versa. Mude isso, e você será um bandido. Não importa como, nem quando.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473