23 de mai. de 2010

INSIGHT (pronuncia-se: ins-sáit)

ABRAHAM SHAPIRO

Outra palavra daquela lista que muitos falam sem compreender bem: 'insight'. O que significa  insight? A tradução mais aproximada do inglês é compreensão súbita.

Alguma vez você encontrou repentinamente a solução para um problema sem ter tido consciência do processo que lhe permitiu chegar a isso? Isto foi um insight.

Contam que o filósofo Arquimedes, de Siracusa, que viveu lá pelo ano de 250 A.E.C. (Antes da Era Comum), teve um insight ao descobrir que o volume de qualquer corpo pode ser calculado medindo o volume deslocado quando ele é submergido na água. Esta descoberta, que ficou conhecida como Princípio de Arquimedes, foi tão importante para a  época que o fez sair nu pelas ruas de Siracusa gritando a palavra Eureka! como celebração de sua descoberta. Perfeito caso de insight.

Em bom português brasileiro o termo insight se aproxima muito de uma boa "sacada"... e mais ainda de uma “sacada genial”.

Sabe onde temos os mais simples insights? Ao ouvir piadas. Mais exatamente naquele momento fatídico em que ocorre o "ahá!", quando chegamos à compreensão inconsciente da trama. É por isso que toda piada, quando explicada, perde a graça, porque o melhor dela é o momento do insight. A risada é a manifestação física do alívio da tensão mental que acumulamos até "entendermos" a piada de forma não-racional ou consciente.

Resta dizer um ponto mais. O insight só se produz quando o indivíduo está sob a tensão - aquela que vivemos quando em busca da solução para um problema que nos incomoda. Portanto, quando você estiver numa situação problemática e desejar solucioná-la ao bom e velho estilo de Arquimedes, faça algo inusitado, que lhe tire da rotina, como um banho de banheira, por exemplo. Em seguida, pare de raciocinar e ative suas faculdades criativas ao máximo. Deixe sua intuição entrar em cena e quando menos esperar.. Eureka... um estalo chegará com as respostas que você busca. Só faça o favor de não sair sem roupas pelas ruas da cidade,  e gritando como um louco.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473