4 de mai. de 2010

SITUAÇÕES PRIVADAS

ABRAHAM SHAPIRO

Vivemos em um mundo onde a falta de privacidade virou uma verdadeira endemia. Neste nosso mundo perdura a impressão de que tudo tem que ser revelado. É quase obrigatório que todos tenham um perfil aberto nas redes sociais Facebook, Twitter e outras. Ali, as pessoas têm de mostrar suas preferências,  gostos, interesses, fotos  etc.

Revelar é o máximo! A regra prática é: o que não é visto ou não pode ser visto, não é confiavel, e em consequência, acabará desprezado ou marginalizado.

Mas vamos pensar juntos.

Há muitas coisas que devem ser ocultas. Cada um de nós possui situações privadas próprias. A nossa intimidade, por exemplo. Sei que muitos não concordam, mas, para mim, nossa essência precisa ficar guardada e não mostrada a torto e a direito por aí. A razão  é que nossos valores são diferentes dos de outras pessoas. O que vale muito para mim pode valer nada para você. E vice-versa.

Outra situação. O que fazemos de bom para as demais pessoas  precisa ficar bem guardado e, se possível, jamais revelado. Esta seria a melhor condição imaginável para uma atitude desta natureza. Aí é que está o verdadeiro valor de um ato de bondade ou de uma responsabilidade social. Aquele que faz algo de bom e sai alardeando aos quatro cantos do planeta, não quis atingir bem algum. Quis, na verdade, apenas os lucros resultantes de uma boa propaganda. Portanto, este será o seu mérito. Ele não encontrará nada além disso... pode crer!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473