20 de mai. de 2010

PB LOPES

ABRAHAM SHAPIRO

Eu estava no café com meu cliente Leonardo Yoshii, quando notamos a chegada de uma pessoa a quem admiro não só como gente, mas como homem de negócios. Era o senhor Pedro Barbosa Lopes. Ele é o diretor fundador da concessionária PB LOPES, presente em quatro estados do país.

Eu o encontrei poucas vezes. Mas mantemos entre nós uma conexão pessoal que julgo excelente, e de qualidade. Sei que é assíduo ouvinte do meu boletim diário na rádio CBN, também chamado Profissão Atitude. Neste encontro, por exemplo, quando solicitei suas críticas, ele, muito gentil, declarou nada ter de negativo a pontuar, e foi logo recitando com detalhes impressionantes o conteúdo da locução daquela manhã.

Leonardo e eu o convidamos para sentar-se conosco num triângulo à base de cafezinho e água. Ali começamos um bate-papo. Nossas perguntas nos davam a vantagem de tirar proveito máximo da fonte incrível de experiências de vida e de liderança empresarial diante da qual estávamos, pois não é em qualquer lugar que se tem um empresário deste naipe.

PB, como o chamo, é o fundador de uma rede de empresas com um dos mais interessantes índices de fidelidade de clientes satisfeitos com a negociação e com os serviços prestados. Ele é um  renomado revendedores da marca Scania do país, o que lhe confere o mérito de ter suas sugestões e experiências consideradas não só no Brasil, mas também nas estratégias estabelecidas na cérebro da montadora européia, com sede na Suécia.

Após falar sobre seus grandes desafios, salientou os riscos de perder todos os seus negócios numa das crises que enfrentou em meados da década de 90. Nesse ponto da conversa surgiu a deixa para aquela pergunta óbvia: “A que o senhor atribui ter vencido aquela dificuldade?” A resposta veio como um tiro de duelo: “Vontade” – ele disse. Seguiu-se um silêncio, e PB concluiu com tom de conselheiro: “Foi a minha vontade gigantesca de vencer que não me deixou afundar”.

Penso que qualquer experiência positiva coloca-nos diante da liberdade de escolha entre imitá-la ou não. Todavia, atitudes que vencem batalhas e decidem guerras deixam-nos sem opção: somos obrigados a praticá-las, no mínimo em honra dos vencedores.

- “PB, obrigado pela aula! Acredite, amigo, depois deste nosso encontro a palavra ‘vontade’ tem um significado novo para mim”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473