28 de mai. de 2010

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

ABRAHAM SHAPIRO

Todos nós desejamos que as pessoas nos entendam. Contudo, quem realmente nos ouve?

Conversar é a mais poderosa ferramenta para o contato com outros seres humanos. Sem comunicação, estamos sozinhos. As conseqüências disso são desastrosas, senão incalculáveis em vários campos da vida.

Tenho visto e comprovado que, no âmbito corporativo, a causa das maiores crises na produção, nas vendas, qualidade, planejamento etc, está na ausência de conversas úteis.

O grande diferencial entre o homem e os animais está em ser um ente que fala. O lado negativo disso é a possibilidade do uso do verbo para exaltação de  si mesmo. Mas o curioso é que mesmo para este mal a solução  também está em aprender a conversar - só que, óbvio, sem endeusar o ego.

Para que uma conversa seja útil, deve ultrapassar o nível superficial dos diálogos comuns. Podemos falar de receitas, futebol e moda. Mas não é suficiente. Partilhar pensamentos significativos  faz tanta falta para a mente quanto alimentação saudável para o corpo.

Os hábitos mais nocivos nesta área começam em casa. Antigamente, os móveis da sala eram dispostos para que as pessoas se vissem umas às outras. Hoje, as salas são mobiliadas para que todos assistam à tv. O pai vê uma partida de futebol e, enquanto mastiga alguma coisa, o máximo que diz é: “Viu essa jogada?” Conversa alguma oferece mais atrativos do que a TV de Alta Definição ou  mil canais via satélite.

Precisamos das pessoas não para ver televisão, mas para ficarmos juntos e nos comunicar. Sem isto, ficamos sufocados, ilhados em nossas opiniões próprias.

Comece a conversar. Conversas verdadeiras. Construa conexões fortes. Expanda suas visões. Explore o mundo real em que as pessoas vivem e saia da ilusão dos filmes e dos sonhos.

Em toda boa conversa “falar é prata e calar-se é ouro”. Evite aquele comportamento ansioso e odiável de atravessar as ideias dos outros, como o Heródoto, um sujeito arrogante e intragável, que interrompe os demais com tanta autoridade e egoísmo, que chega ao ridículo de se defender dizendo: “Não gosto que ninguém fale quando eu interrompo!”
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473