21 de mai. de 2010

O USO EFICAZ DA MEMÓRIA

ABRAHAM SHAPIRO

Imagine um escritório com um enorme fluxo de documentos a cada momento. Imagine que os documentos não sejam convenientemente arquivados e você precise urgente de um deles. Seria frustrante gastar energia numa procura maluca para, depois de muito tempo, talvez não encontrá-lo, ou achá-lo enterrado numa pilha qualquer de papéis!

Bagunça é terrível em qualquer lugar e hora.

O cérebro humano é um 'escritório' muitíssimo sofisticado onde informações fluem constantemente: lições importantes da vida, das pessoas, as amizades, itens de espiritualidade, sobre os negócios,  sentimentos, emoções e muito mais  são a massa incontrolável de detalhes minuciosos que passam por ele sem parar.

Como armazenar todas informações? Quanto mais organizado você for, mais eficácia terá para converter tudo isso em vida, afinal, de um momento para outro você precisa acessar tudo isso. Vou dar uma dica importante e prática da qual faço uso permanente.

A chave da organização mental é não fazer disso um processo cheio de burocracias. Respeite o fluxo lógico de sua aprendizagem.

Ao ler um livro, por exemplo, não despreze o índice. Ele é a porta de entrada para o desenvolvimento de um sentido geral da estrutura que irá se formar à medida que você lê-lo. Invista alguns minutos para pensar sobre o que será discutido em cada capítulo. Ao iniciar a leitura, você verá que isso lhe ajuda a ver como cada aspecto do texto se diferencia de outros - e, como tudo se conecta entre si.

Melhor do que saber explicar uma ideia é entendê-la. Por isso, ao se deparar com uma nova ideia, entenda-a quanto às suas implicações segundo a sua própria visão e interpretação. É assim que você consegue um registro eficaz em sua mente.

Dê um título para cada seção lida usando uma palavra ou um nome que defina  sua essência. Após lida e entendida,  escreva uma ou duas frases, no máximo, que resuma esta seção e seja a sua síntese. Observe que sempre existirá uma conexão entre esta palavra e a frase-resumo. Ficará infinitamente mais fácil gravar o conteúdo de maior importância, desta forma.

Empregue este método em tudo o que você ler ou estudar. O tempo investido passará a ser um ganho, e a atividade em si não mais um peso insuportável.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473