6 de mai. de 2010

NOSSA EDUCAÇÃO E CRESCIMENTO

ABRAHAM SHAPIRO

Uma pessoa inspirada disse que: "Educação é aquilo que sobra depois que esquecemos tudo o que estudamos".

Qual é a nossa meta na vida? É o aperfeiçoamento. E a nossa meta no trabalho? É a eficácia profissional - em qualquer área que atuemos.


Infelizmente, quase sempre estamos tão ocupados com um monte de obrigações que nos esquecemos de que um profissional não pode jamais interromper sua busca de desenvolvimento e da descoberta de novas frentes.

A coisa mais importante é manter a autoanálise e discriminar as nossas falhas individuais, corrigindo-as em seguida. Isto  faz de nós boas pessoas e nos ajuda a conquistar um bom nome entre  colegas, superiores e subordinados.

Profissionalmente, o indicável é frequentar cursos de reciclagem, participar de palestras, ler revistas da área e manter permanente leitura de livros que ajudem efetivamente no progresso pessoal. Sem parar. Acima de tudo, manter na mente ideias claras e objetivas de nossa capacidade de eficácia  é fundamental.

Todos temos algo parecido com um CD player rodando dia e noite em nossas mentes. Ele contém mensagens subliminares que captamos e gravamos do meio ambiente, e as reproduzimos. Às vezes estas "mensagens" são negativas, do tipo: "Eu me sinto um fracasso”; “ Não sou esperto”; “Nunca terei sucesso"; "Se as pessoas realmente me conhecerem, não vão gostar de mim", etc. Estas mensagens, recebidas principalmente de nossa criação e dos relacionamentos que mantemos na sociedade em que vivemos, precisam ser modificadas a fim de que desfrutemos nossas vidas de modo pleno e, assim, atingirmos o máximo de nosso potencial. Por esta razão, tanto como seres humanos, como profissionais, devemos  manter  o fluxo permanente de assuntos que  auxiliem o nosso crescimento para o bom e melhor, mais e mais.

O seu e o meu valor dependem em mais de noventa por cento do que somos e do que fazemos para crescer. Não dependem do que os outros Portanto, se você não começou ainda o seu programa de autodesenvolvimento, atrasou-se demais. Faça-o sem demora.

______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473