31 de dez. de 2013

IDEIAS PARA O ANO NOVO - 10

ABRAHAM SHAPIRO

Siga o livro. Mas seja o autor!
E por falar nisso, como andam o plano de marketing e o plano de negócios da sua empresa? Estão escritos? Ou existem só na sua cabeça? Atenção! Pode ser excelente que você já tenha pensado em tudo. Mas se não colocá-los pra fora, como é que a turma irá segui-los? Como o irão pô-los em prática?
Um plano tem que ser escrito. Não é opcional! Além disso, deve ser revisado de tempos em tempos, pois tem que dar resultados. Quando não dá, a sua obrigação consiste em analisá-lo e descobrir se há falhas, onde estão e corrigi-las.
Em uma pequena empresa, absolutamente todos os poucos e bons recursos precisam estar alinhados com os objetivos.  Tudo tem de ser calculado dentro dos critérios de viabilidade e sustentabilidade.
Por exemplo. Se você tem uma equipe de vendas externas, calcule o custo de todas as ações a fim de saber se as idas e vindas de cada um estão valendo. Averigue se as regiões estão bem divididas. Calcule se não há gente demais, ou de menos. Só não deixe o barco correr sem cálculos corretos. Cada real gasto pode estar custando dois! E aí? Quem paga a conta?
Nenhuma pequena empresa pode se dar ao luxo de deixar um recurso “remando sozinho” para ver onde chegará. Posso antecipar esse destino. É um lugar chamado: prejuízo!
Para que todos estejam juntos é obrigatório que haja planos escritos, comunicados e bem entendidos...  ao máximo.
Não abra mão disso. Em situação alguma. Muito menos às vésperas de um novo ano que se inicia.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473