5 de dez. de 2013

PREOCUPAÇÕES QUE CONCORREM COM O PENSAMENTO ÚTIL

ABRAHAM SHAPIRO

Há quem consiga deixar tudo de lado e concentrar-se em suas obrigações. Muitas pessoas não conseguem. Elas talvez ganhem mal, ou não conseguem administrar seus recursos pessoais, ou são atraídas por outros problemas e, por isso, sentem-se ansiosas.  Passam grande parte do tempo preocupadas – quando não o tempo todo.
Concentração é a chave para externar qualquer potencial ou capacidade.
O raio laser só é poderoso porque consiste em luz concentrada no mesmo sentido.
Um pianista dispersivo interpretará mal seu instrumento. O mesmo ocorrerá a um bailarino com sua dança, com o médico cirurgião, com o fotógrafo ou qualquer profissional quando não tiver foco.
“Não consigo ler um livro” – alguém diz. “Lá pela quinta página já não lembro nada do que se passou na primeira”
Se uma preocupação ocupa o seu espaço mental, nada irá concorrer com ela.
Como resolver isso?
1º. Pensar exige disciplina – como tudo nesta vida. Uma leitura, uma etapa do trabalho ou até uma oração exige “preparação preliminar”, um gesto ou pensamento que antecede o ato em si, e chama à atenção. Trata-se de um pensamento introdutório. Por exemplo. Suponha que você tem de escrever um texto. Antes de iniciar, pergunte-se: “O que farei agora?  Tenho de escrever uma mensagem importante. Para quem? Para fulano que é responsável por tal setor na empresa x”. Isto é um ato de conscientização. Você verá quanto lhe ajuda.
2º. Cuide do ambiente. Não falo apenas do externo, mas do ambiente interno também. Se a temperatura nos deixa mais ativos ou preguiçosos, o que se passa no interior da mente ajudará muito a propiciar boa disposição. Aprenda a controlar ou regular o seu “estado interior”.
3º. Aprenda a administrar o seu ganho e as suas despesas pessoais. Só assim você conseguirá ter ritmo e enxergar resultados. Ganhar mais poderá ser a sua desgraça caso não aprenda a lidar corretamente com dinheiro.
4º. Tenha confiança em D-us... e em si mesmo.  Autoconfiança é “a certeza de que eu vou conseguir fazer isto”. Acredite em si, nos seus princípios e na sua inteligência. Mas não pare de aprender e de aplicar na prática tudo o que você aprende.
Viva para resolver problemas. Só não morra por eles.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473