13 de dez. de 2013

O MENTOR

ABRAHAM SHAPIRO


Você ainda vai ter um mentor! O dicionário diz que esse é o cara que “aconselha, ensina ou guia” outra pessoa. Nem sempre é uma pessoa mais velha. Mas é alguém que possui experiência em determinada área.
Há mitos e mitos em torno de quem pode ser conselheiro ou orientador de um homem de negócios.
O primeiro deles é que só se deve aconselhar-se com pessoas que inspirem atitudes de cumplicidade com você. Errado! Elas poderão suprimir coisas que precisam ser faladas em horas difíceis com o intuito apenas de lhe proteger.
Na verdade mais franca, um mentor deve ser alguém que sabe conviver com a variedade de opiniões e consiga produzir consenso. Ele atenderá à sua necessidade de aprendizado e apoio. Isto sim.
Outro pensamento errado é que só os iniciantes carecem de um mentor. Se você pesquisar, descobrirá que mesmo os homens de negócios mais experientes elegem para si alguém com quem conseguem trocar suas ideias próprias por outras diferentes, ou por quem tenha a habilidade de contrapor-se a eles de modo provocativo. Isso extrai o melhor deles.
Mark Zuckerberg, fundador e criador do Facebook, tem como mentor Don Graham, diretor presidente do jornal Washington Post, a quem Zuckerberg chegou a acompanhar a rotina diária para colher insights de postura ideal e figura de um CEO.
Pense bem sobre o seu papel de líder. Sempre! Você será mais eficaz se trouxer para junto de si alguém que o aconselhe e o instigue a pensar melhor e diferente.
O bom da vida é aprender. Melhor ainda é esquecer tudo e começar de novo. Isso contém o poder da longevidade! Vamos testar?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473