10 de dez. de 2013

CUIDE DO SEU VIZINHO

ABRAHAM SHAPIRO

Uma lição que aprendi do grande novelista Judeu, Ssholem Aleichem.  De forma sarcástica e bem humorada ele expõe a condição humana de modo prático e cristalino em suas histórias maravilhosas enquanto nos ensina a lidar com a divulgação dos nossos planos, ideias e negócios.
Permita-me uma pergunta: “Você acha bom divulgar os nossos planos e pensamentos às pessoas?”
Tanto pela prática como pela sabedoria, as pessoas dizem ser importante moderar a comunicação às outras pessoas sobre as nossas pretensões e objetivos. O motivo que apontam é que a inveja está sempre à espreita. E ninguém  sabe ou entende como funciona o caráter humano e seu agir. Todo cuidado é pouco a fim de evitar que a baixeza das pessoas as inspire a se converter em mais um obstáculo, além de todos os que surgem naturalmente sempre que desejamos realizar algo.
Mas leia como o contista Scholem Aleichem expõe esta situação:
"Uma pessoa deve sempre levar em conta os sentimentos de seu vizinho. Se eu tivesse ido a uma feira fazer negócios, por exemplo, e lá alcançasse bons resultados, conseguindo vender tudo com lucro, e retornasse com os bolsos cheios de dinheiro e o coração palpitando de alegria, eu não deixaria de dizer a meu vizinho que tinha perdido até o último centavo de meu dinheiro, e que era um homem arruinado. Claro! Pois, assim, eu ficaria feliz e meu vizinho ficaria feliz igualmente. No entanto, se ao contrário, eu tivesse perdido tudo na feira e trouxesse comigo o coração angustiado, tomaria todo o cuidado de dizer a meu vizinho que nunca, desde que D-us criou as feiras,  existiu uma tão maravilhosa como aquela. Você me entende? Sim, pois, deste modo eu me sentiria infeliz e meu vizinho também, junto comigo".
Nada a acrescentar! Perfeito! Aliás, quem sou eu para pretender somar uma letra à sabedoria do grande Scholem Aleichem?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473