4 de dez. de 2013

MERCHANDISING COMO "TÁTICA" NA BATALHA DO PDV

Você pode ouvir esta locução clicando AQUI


ABRAHAM SHAPIRO


Qual valor você e a sua empresa dão ao merchandising? Fale a verdade, e não a sua intenção.
Vale a pena lembrar que a finalidade do merchandising é colocar o produto no ponto de venda - PDV - de forma atraente para que atinja o objetivo tanto de comunicação como de venda. Visibilidade e facilidade de acesso são suas razões de existência.
Mas há curiosidades por trás do conceito. Começa pela origem da palavra.  Merchandise, em inglês, tem dois sentidos. Como substantivo, é “mercadoria”. Já, como verbo, traduz-se como “negociar”. A terminação ing normalmente denota “ação”. Podemos interpretar merchandising, portanto, como “ação na mercadoria”, e também “ação na negociação”.
Eu defino merchandising como a operação tática da estratégia de marketing no PDV. E se você estudar a história das grandes batalhas, verá que tática alguma é simples, nem fácil. É para quem tem prática, vivência e expertise.
Ainda que a comunicação sobre o produto ao consumidor seja perfeita, é no PDV que a relação decisivo acontece. Daí ser o merchandising a motivação para a decisão de compra.
Desde a ótica da motivação, eu me surpreendo com a abordagem defeituosa e viciada de muitas empresas para quem merchandising é contabilizado como despesa.  As que assim encaram estão sempre em sérias dificuldades no escoamento de seus produtos e com a concorrência.
Não é o que se passa com as organizações que visam o merchandising como investimento. Elas se posicionam bem no mercado e estão sempre à frente de seus concorrentes. Coincidência? Não mesmo! É constatação.  Lembrando, apenas, que o pré-requisito para se alcançar quaisquer resultados positivos é a bem definida estratégia de marketing.
Num mundo em que já se torna normal a “compra por lazer”, boa exposição dos produtos é uma exigência de quem consome.
Deixe o merchandising da sua empresa em mãos de profissionais confiáveis e referenciados. Abra o seu planejamento a este parceiro e depois dedique-se a analisar os indicadores que lhe darão força e recursos para o crescimento no médio e (porque não?) curto prazos!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473