27 de dez. de 2013

IDEIAS PARA O ANO NOVO - 8

ABRAHAM SHAPIRO

Não posso continuar dando ideias para o Ano Novo sem falar do principal: Clientes.
Envolva o cliente em tudo que você faz.
Aproxime-se dos clientes como nunca!
Faça pesquisas de satisfação.
Crie fóruns de discussão entre clientes nas mídias sociais. Dê liberdade para que eles falem o que sentem e o que pensam do seu negócio, e de como você o faz.
Crie um comitê dos melhores clientes.
Crie um programa de fidelidade para os melhores clientes.
Estabeleça uma agenda de visitas periódicas a clientes para você ir até eles.
Crie novos pontos de contato com os clientes da sua empresa via Facebook, Twitter, Blogs, entre outros.
Só não continue achando que o cliente é obrigado a prestigiá-lo, ou que você é o máximo.
Tenho visto essa falsa autoconfiança transformar-se em arrogância e afundar gente com muito dinheiro por trás da empresa. Aliás, vale lembrar: “dinheiro pode comprar quase tudo, exceto riqueza”.
Pare de se iludir achando que a hora que os clientes virarem as costas você conseguirá investir recursos em propaganda e reverter o processo. Isto não vai acontecer. É mais fácil um elefante voar.
Em qualquer negócio, a única moeda forte que significa riqueza tem nome: clientes!
Conheça o pensamento do seu cliente, seu ponto de vista sobre a sua empresa e jeito de negociar a fim de determinar as ações que realmente consolidarão os seus negócios hoje para perenizá-lo no futuro – se você quer ter futuro. Não se fundamente sobre suposições que só amenizam as suas responsabilidades e diminuem o seu esforço.
Atendimento é foco constante sobre as expectativas do cliente. Quando essas expectativas mudam, o atendimento as acompanha. E se você não sabe que expectativas são essas, cometerá o pecado de começar a imaginá-las. Será difícil acertar. Quase impossível.
Com clientes você sempre terá apenas duas alternativas a escolher: “acertar” ou “acertar”. O que passar disso é morte certa de qualquer negócio!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473