12 de dez. de 2013

O VERDADEIRO COACHING

ABRAHAM SHAPIRO

Quando eu comecei a falar de coaching, no ano 2000, o termo era um ‘senhor desconhecido’ de muita gente. Em 2008, o que apareceu de carregador de saco, entregador de pizza e lanterninha de cinema por aí, que, depois de um curso de dois dias e posar numa foto com os braços levantados, se transformaram em coaches ... foi medonho. Aí virou moda.
Por quê? Os empresários contrataram pretensos profissionais sem nenhuma referência de resultado anterior. Estes se foram com o dinheiro, e aqueles ficaram com a frustração de quem saiu do nada e chegou a lugar nenhum.
No princípio, os coaches eram pessoas experientes e formadas. Agora, a palhaçada é geral! Você encontra um bando de marreteiros oferecendo coaching para tudo.  Assim como se encontra MBA até em ocas na floresta amazônica – para fazer unha, jogar Wii e coisas esdrúxulas – ... desse jeito está o coaching.
Mas tudo o que sobe, desce. E o coaching como ‘salvação de fracassados em outras profissões’ já entrou em queda!
É engraçado: no começo, eu explicava o que é coaching para quem não sabia. Hoje, eu gasto energia muito maior tentando mostrar o que NÃO É coaching, porque muitos ficaram confusos.
Não devia ser assim.
Qual é o papel do verdadeiro coach?
Na vida real, os empresários estão cercados de gente de plástico – puxa-sacos e bitolados que falam só o que eles querem ouvir. Um ‘Coach de Negócios’ é uma espécie de ‘Terapeuta for Business’. É alguém com moral e conhecimento suficientes para falar a verdade, o que o empresário ou executivo precisa ouvir – bom ou não, ... agradável ou duro!
O fato é que todo mundo precisa do coaching de alguém que o saiba ministrar.
Todo mundo precisa de feedbacks e  carece de uma interlocução diferente e objetiva.
Contrate um coach de resultados. Se isto não lhe agrada, vá  ao seu padre ou rabino, arrume um psicanalista ... sei lá... converse com quem o entenda e lhe forneça feedbacks úteis.
Ache a maneira ideal de colocar as suas neuras pra fora antes de levá-las para dentro da empresa e azarar a vida de pessoas que só querem produzir algo bom com seu trabalho.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473