7 de out. de 2011

VENDEDORES SÃO COMO UMA EMPRESA INDIVIDUAL

ABRAHAM SHAPIRO

Um gerente comercial chegou dizendo: “Temos que mexer na comissão desses vendedores. Assim não dá. O Francisco vai ganhar mais do que eu este mês!”

Há duas modalidades de ganho por trabalhos prestados. Uma é o salário fixo. O funcionário recebe um valor monetário inalterável pelas tarefas que executa. A outra é o ganho variável, em que o profissional ganha uma porcentagem dos resultados da tarefa que desempenha.

O ganho variável é uma prática comum em vendas. É simples de entender: vendendo pouco, o ganho é pequeno; vendendo muito, o ganho é proporcionalmente grande. O percentual depende do montante sobre o qual incide.

Aquele gerente comercial incomodado com o fato do vendedor Francisco ganhar mais que ele demonstra uma visão míope dos papéis que ambos desempenham.

O vendedor tem que vender. Ele vive disso. Quanto mais vende, mais a empresa ganha e ele também, já que é comissionado.

A missão do gerente comercial é prover condições necessárias para que a força de vendas da empresa funcione plenamente. A julgar pelo modo como reputou o contracheque do Francisco, este chefão inconformado não entende os objetivos do negócio em que atua.

Uma empresa com vendedores precisa, antes de tudo, ter a aptidão de enxergar cada um deles como um empresário independente, como uma pequena empresa dentro de outra maior. Assim, o papel do gerente comercial só se cumpre quando auxilia o vendedor a prosperar em suas vendas e, assim, obter os resultados que irão positivar o balancete da empresa-mãe.

O que fazer? Olhe pela equipe comercial de sua empresa. Calibre a sua percepção sobre a importância de seu time de vendas. Trabalhe, trabalhe duro para que os seus vendedores ganhem bastante bem... se possível, mais do que o seu pró-labore, pois esta será a maior prova de que eles funcionam, e de que você tem uma equipe eficaz.
______________________


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473