31 de out. de 2011

É BOM CRER

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 31/10/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

Há um empresário na cidade cujos negócios evoluíram muito nos últimos dez anos. Nesse tempo, gerentes, diretores e outras lideranças internas atuaram de modo assimétrico em suas empresas. Fizeram demais. “Rodaram” demais. O desgaste foi grande. Os lucros vieram. Porém, sem nenhuma coordenação. Nada resultou de uma estratégia ajustada. Ele ficou incomodado com isso.

Hoje, por questão de segurança e até pelo futuro, ele carece ter uma equipe alinhada ao ritmo de seu desenvolvimento. Quer solidez e assertividade.

Como se consegue isto? Com pessoas certas. E com treinamento; muito treinamento.

Ele nos procurou para conhecer nossa orientação. Após o terceiro encontro, identifiquei aquilo que será o seu maior obstáculo. Ele mesmo.

Ele não acredita em que as pessoas de seu grupo se comprometerão com um plano. Por isso, é centralizador e não delega nada a ninguém! As coisas importantes estão sobre os seus ombros todo o tempo.

Você leva seu filho ao médico e ele receita chá de boldo. Se você já provou o terrível sabor dessa erva e tenta convencer o menino de que não é ruim ele não confiará, porque você não acredita no que diz.

Nada acontece sem que se creia. Ninguém comunica confiança sem ter confiança. Palavras são por si mesmas vazias. Só quando geradas numa convicção persuadem.

Tudo em que se crê poderosamente se realiza. Vale também o contrário. A fé infunde vida às coisas, às ideias e aos planos. Sem ela, nada acontece. “Eu espero que dê certo”, ou “Se Deus quiser conseguiremos”, não é fé, mas esperança.

Nas empresas daquele próspero homem de negócios, nem o maior especialista em pessoas, nem o mais perfeito estrategista do planeta conseguiriam chegar ao ponto desejado sem que ele mesmo cresse nas diretrizes estabelecidas. O passo seguinte seria praticá-las. Só então os demais o seguiriam.

Quem não crê, não vive.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473