14 de out. de 2011

SECRETÁRIA DE CONSULTÓRIO MÉDICO

ABRAHAM SHAPIRO

Responsabilidade é o ponto mais forte de uma secretária de médico ou de clínica.

Conheço uma que é exemplo de competência. Ela é quem efetivamente faz o consultório funcionar como elo principal e mais precioso entre o médico e os pacientes. Seu nome é Suzie Helena. As coisas por lá seriam um inferno sem ela, pode crer.

Não há engano maior de um médico que reputar como secundário ou mecânico o papel da secretária, já que a rotina do atendimento em um consultório ou clínica envolve situações delicadas.

Por exemplo, a chegada do paciente é o momento em que ele se encontra mais fragilizado, porque deseja ver o seu problema resolvido com rapidez. A Suzie proporciona a ele sensação de que está no lugar certo.

Para que atinja os objetivos de sua função com excelência, a secretária do consultório precisa de duas habilidades próprias: lidar com pessoas e saber traduzir a linguagem não verbal dos pacientes. Ela carece de sensibilidade no trato para perceber as reais necessidades de cada indivíduo.

Cursos regulares normalmente não instruem sobre como fazer isso. Só a prática aperfeiçoa a técnica. Por esta deficiência, muitas secretárias iniciantes ficam estressadas ou acabam caindo no descaso – que é a maior reclamação dos pacientes.

O que mais ela deve evitar? Distinção no tratamento. Receber um paciente com mais entusiasmo na frente daquele que foi tratado com indiferença ou assertividade é uma fraqueza imperdoável.

A Suzie vive algo incrível decorrente do bom relacionamento e conhecimento das pessoas que conseguiu juntar em anos. Todos os dias ela chega em casa com um ou vários presentes. Os clientes reconhecem o seu trabalho e a premiam por sua prestatividade. Sua realização advém, sobretudo, da motivação que recebe dos clientes e amigos.

A marca registrada de uma secretária de médico? Direi em três palavras muito comumente usadas hoje em dia: jogo de cintura. Acho que isso diz tudo!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473