17 de out. de 2011

QUEM QUER SE APOSENTAR?

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 17/10/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

A ideia de que se aposentar faz bem à saúde porque propicia mais tempo para o descanso é ultrapassada. A ciência diz que manter o cérebro ativo é essencial para preservar as funções cognitivas.

Ao se distanciar da massa de novas informações e do ambiente de trabalho no dia a dia, o aposentado pode se sentir alijado da sociedade. O que fazer depois? Ler jornais? Assistir à TV? E ter a sensação de que, enquanto o mundo avança, ele se torna um personagem do passado? Está aí um sentimento que é uma porta aberta para a depressão. Nessas condições o aposentado corre o risco de se sentir velho e inútil – o que ele não é. Uma nova atividade, mesmo que não traga retorno financeiro, pode evitar essa armadilha.

Muita gente quer largar o trabalho por estar farta de horários, chefes e reuniões e joga fora a experiência de uma vida profissional. Isto é um desperdício. O mais lógico é tirar partido desse conhecimento acumulado, com horários mais flexíveis e agenda menos apertada.

Abrir uma consultoria ou prestar serviços para a antiga empresa são as alternativas mais comuns. Mas não as únicas. O primeiro passo é descobrir como fazer isso. Não se deve pensar em quanto se vai ganhar, e sim em que áreas é possível ser produtivo, já que dificilmente se conseguem rendimentos iguais aos do tempo na ativa.

A coisa mais séria sobre aposentadoria que já ouvi foi em uma entrevista do Sr Elie Horn, controlador da Construtora Cyrela. O que disse o Sr Horn? “Aposentadoria é covardia. Se você tem alguma inteligência ou algum conhecimento e se aposenta, você priva o mundo daquilo que você tem. Você está sendo egoísta. Parar é covardia. Eu preciso devolver ao mundo o que o mundo me deu. E aposentadoria, como forma de egoísmo, não resolve a vida das pessoas, e nem do mundo”.

Pessoas com um sentido na vida certamente pensarão assim.

Pense no seu significado e no seu papel no mundo antes de se aposentar!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473