3 de out. de 2011

CURRÍCULOS COMUNS

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 03/10/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

De tudo o que percebemos mudar sob efeito da tecnologia e da conectividade, é impressionante notar que currículo continua sendo o que sempre foi.

A cada semana, dezenas deles chegam às minhas mãos, quando não centenas. Inexplicavelmente ainda são apenas aquela vitrine pobre e fraca dos aspectos pouco interessantes e nada concludentes dos profissionais. Cursos, palestras, metas que atingiram em empregos anteriores são tópicos presentes em quase todos. Não que isto não devesse entrar. Mas é básico; não diferencia. As particularidades ficam fora. E são elas que interessam e somam valor real.

Na língua hebraica, o ser humano é denominado pela palavra ADAM. Este também é o nome que recebeu o primeiro homem na Criação. Esta palavra é curiosa, pois, só ela, em todo o dicionário hebraico, não apresenta forma plural. O que se aprende disso? Cada ser humano é ímpar. Isto devia estar na consciência de cada habitante deste planeta.

Um currículo deve conter um nível tal de informação que comunique este aspecto único e particular da pessoa a quem descreve.

O Rafael é um estagiário de Marketing em uma indústria de móveis. Ele produz conteúdo para publicação nos canais de mídias sociais e comunicação virtual da empresa. Em nossa última reunião de avaliação de seu trabalho, ele fez uma análise realista sobre o que funciona ou não nessas ferramentas. Falou dos objetivos atingidos em cada canal. Quando lhe perguntei o que fazer a respeito, ele indicou sem vacilar o que devia ser cortado e mantido. Argumentou bem, supriu suas teses com dados e mostrou segurança em sua defesa. Eu exaltei seu senso de decisão e o encorajei a fazer o que pretendia.

Capacidade de abandonar o que não funciona e fortalecer o que dá certo é uma competência a constar no currículo do Rafael. E isto certamente despertaria o interesse de “n” caçaores de talentos.

Anote aí a receita. Um currículo deve dar destaque para a criação de coisas notáveis e de histórias marcantes – e não de quanto a pessoa é boa para cumprir metas. Este é o desafio!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473