6 de out. de 2011

DEFININDO A LOCALIZAÇÃO DE UM NEGÓCIO

ABRAHAM SHAPIRO

Localização, localização... este é o mantra repetido por quem pretende abrir um negócio próprio ou inaugurar uma filial, incluindo pequenos empreendedores.

Como um empresário pode descobrir o que torna um ponto ideal para abrir sua empresa?

‘Conhece-te a ti mesmo’ é a máxima que pode também ser aplicada pelo homem de negócios em busca do espaço comercial desejado. Como? Identificando exatamente suas necessidades, o público que pretende atingir e se esses potenciais consumidores estão no raio de ação do futuro endereço comercial.

A localização ideal depende diretamente do tipo de produto e da forma como as pessoas compram esse produto.

Mas cuidado. Isto não significa necessariamente que o negócio deva estar situado na principal avenida do bairro ou na mais movimentada. O entorno de um corredor comercial muitas vezes funciona bem para pequenos negócios, com menor poder financeiro para bancar o melhor ponto. Tudo depende do tipo de negócio.

Uma loja de atacado pode estar em uma área mais afastada, já que, quanto mais longe, mais barata é a locação. E preços nesse tipo de negócio são um fator essencial.

O acesso deve ser relativamente fácil, de transporte público ou de carro, dependendo do público-alvo, afinal, este fator é responsável por 50% do sucesso de um negócio no varejo. Os outros 50% são a gestão. Apesar de ser uma recomendação básica, muitos empresários ainda não sabem gerir seus negócios do modo correto. Erram por não saberem o que e para quem desejam vender.

Quanto à concorrência, é recomendável que haja outras lojas próximas para atrair mais consumidores, desde que não estejam focadas exatamente no mesmo nicho.

No entanto, evite entrar em qualquer negócio sem o mínimo necessário de capacitação. Não há sorte no universo capaz de lhe fazer dar certo sem algumas habilidades, aptidões e competências. Só por milagre. Mas este não é um assunto de que tratamos neste boletim.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473