24 de out. de 2011

O SUCESSO DEFINITIVO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 24/10/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos



ABRAHAM SHAPIRO

Aquele senhor de uns sessenta anos sentado a meu lado no voo S. Paulo - Porto Alegre lia um jornal quando disse-me: “As pessoas não sabem mais o que é trabalhar. Desde criança eu acordo às cinco da manhã todos os dias. Eu sou bem sucedido porque foi com esforço que cheguei até aqui”.

Lá estava ele! Ilusório como o Monstro do Lago Ness ou o E.T. de Varginha; a espécie mais amplamente divulgada e jamais identificada. Seu nome? “Um homem bem sucedido”. Programas de televisão, artigos de jornais, grandes revistas e talk shows falam sobre a sua existência sem que nunca o tivessem visto de perto. E eu tinha logo ali, bem ao alcance da minha visão e sem meus “óculos de longe”.

Morris é um dos maiores empreendedores da bolsa americana, em Wall Street. Acorda diariamente às quatro da manhã. Trabalha sem parar até tarde da noite e tem satisfação e prazer no que faz. De onde vem sua motivação? Dele próprio? Do exterior?

O que, afinal, é o sucesso? O que na prática significa ser bem sucedido?

Imagine que você esteja assistindo a uma corrida olímpica de cem metros rasos. Um dos atletas acaba de bater o recorde mundial de 9,2 segundos. O segundo levou 9,6 segundos para cruzar a linha de chegada. Qual dos dois é o sucesso? O primeiro, naturalmente.

E se você soubesse que o segundo sofreu uma paralisia quando criança, esteve impedido de andar até a adolescência, gastou anos de dores com exercícios e fisioterapia até capacitar-se para competições? Você não vê as coisas por outra ótica agora? Sabendo “como” ele chegou até aqui, é bem provável que irá respeitá-lo mais e sentir uma grande admiração, mesmo não tendo ele levado a medalha de ouro.

O sucesso não tem a ver com o degrau em que você se encontra na escada, mas como fez para chegar onde está agora. A fórmula para se conseguir o verdadeiro sucesso encontra-se em uma palavra, e ela é: esforço.

Estou certo de que a conquista do verdadeiro sucesso – o que vem traz os anexos paz e tranquilidade – é direta e exclusivamente proporcional ao esforço investido em sua busca. De outro modo, o que se obtém é apenas ilusão – em absolutamente todos os casos.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473